
O famoso “cantinho do pensamento” é a técnica usada pela assistente administrativa Flávia Coutinho. A mãe de Artur, 5 anos, Sofhia, 4, e Cristiano, de 1 ano e 4 meses, afirma que o castigo é a melhor forma de corrigir um costume ruim. Segundo ela, até o caçula se manifesta dessa maneira. "Às vezes ele quer objetos que vão machucá-lo. Se troco por um que não agrada, faz o maior berreiro. Eu o deixo chorar", confessa.
saiba mais
Saiba por que a vitamina C é tão indispensável para as crianças
Crianças que mamam no peito têm dentes mais saudáveis
Crianças devem engatinhar aos nove meses?
Concorda com o Estatuto da Família, que proíbe adoção de crianças por casais gays?
Durante as férias das crianças, cuidado com os machucados
Crianças devem comer 20 gramas de fibras todo dia
Bebês costumam pensar?
Brasil pode ter 75 milhões de crianças obesas em 2025
Crianças menores de 7 anos podem ficar sem transporte escolar
É verdade que todos nascemos bons?
Criança pode ter depressão?
Uma criança, em Minas, passa a ter o nome de dois pais na certidão de nascimento
Funkeira de 8 anos causa polêmica na internet
Como saber se a criança tem pé chato?
Estudos mostram que crianças são mais vulneráveis à radiação por micro-ondas
Estabelecimentos de BH terão de disponibilizar banheiros para família
Nutricionista lembra que os pais devem preparar lanches saudáveis para os filhos
Como escolher uma creche segura?
Quem trabalha com criança poderá ter de mostrar certidão de bons antecedentes
Mas há quem interprete os ataques de nervosismo das crianças de outra forma. Para a estudante Daniela Marques, que têm três filhos, o diálogo e o carinho são a solução para todos os impasses com os pequenos: “Não bato nem os coloco de castigo. Acredito que o melhor é sempre conversar, demonstrar que eles têm uma amiga e até hoje tem funcionado”. E acrescenta: “ As pessoas não creem, mas dá certo”.
A psicanalista Luzinete Carvalho apoia essa linha de raciocínio. Ela afirma que o que é entendido no senso comum como uma chantagem é, na verdade, uma maneira que as crianças encontram de comunicar o seu desagrado. “Seus filhos não são tiranos. Eles estão apenas querendo se comunicar. Talvez de uma maneira desagradável, mas é como eles sabem fazer”. Segundo ela, todas as crianças têm manifestações de irritabilidade, em maior ou menor grau, e que os pais precisam estar preparados para lidar com isso de uma forma construtiva. A dica é estabelecer vínculos de confiança com os filhos. A melhor maneira de se fazer isso, segundo Luzinete Carvalho, é por meio do diálogo. “Crie o hábito de conversar com o seu bebê desde cedo e quando você falar ele vai ouvir”, garante.
Quanto ao descontrole emocional dos pais, a psicanalista enfatiza: "Por mais irritado que esteja, lembre-se que você é o adulto da situação. Então, jamais ignore ou fale mal dos seus filhos, principalmente na frente de outras pessoas, e nunca os coloque de castigo. A melhor maneira para contornar o nervosismo da criança é abraçando-a. Abaixe-se e olhe nos olhos do seu filho, mostre a ele que você está ali, caso precise”, aconselha.
(com portal EBC)
Comentários