Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Quer fugir do Carnaval?

Confira alguns destinos no Brasil que oferecem opções culturais, como museus e festivais de música, e muita natureza, para quem deseja algo além dos trios elétricos, samba e blocos de rua


postado em 23/01/2015 16:12

A beleza exuberante de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma boa opção para quem quer fugir do agito do Carnaval(foto: Marcos Leonardo/Jzbrasil.com/Reprodução)
A beleza exuberante de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma boa opção para quem quer fugir do agito do Carnaval (foto: Marcos Leonardo/Jzbrasil.com/Reprodução)
As opções de viagem para curtir o feriado vão além da folia tradicional e atendem a todos os gostos, desde a apreciação de belezas naturais até museus e festivais de rock. Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o Brasil vive um momento de grande exposição dos destinos nacionais, resultado da Copa do Mundo, aliado a um ano atípico, com 10 feriados prolongados. "Cada vez mais brasileiros e estrangeiros se dão conta de nossos atrativos, que incluem não só manifestações culturais, como o Carnaval, mas também de história, patrimônio imaterial e natureza exuberante", diz Lages.

Rock

Em Curitiba, no Paraná, a programação inclui rock, música eletrônica e até um encontro de fantasiados de zumbi. O Curitiba Rock Carnival, realizado em parceria com o Psycho Carnival, está marcado para ocorrer na Câmara Municipal de Curitiba, dias 14 e 15 de fevereiro, e tem 14 bandas confirmadas. A capital paranaense terá ainda a Zombie Walk – marcha que reúne milhares de amantes do gênero de horror, fantasiados de zumbis – dia 15. A expectativa é reunir números próximos ao do ano passado, quando mais de 15 mil pessoas se maquiaram de mortos-vivos. Este ano o evento terá algumas novidades, como um casamento zumbi e apresentações artísticas. Para 1º de fevereiro, Curitiba reserva ainda um trio elétrico diferente, que só tocará música eletrônica.

Museu

Um destino que também é procurado no carnaval é Belo Horizonte. Apesar de contar com blocos de rua, a cidade possui opções culturais como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e também uma opção que vale a pena conhecer: o museu de Inhotim. Ele permanecerá aberto durante todos os dias do feriado. Em 2014, Inhotim foi eleito por internautas um dos 25 melhores museus do mundo, à frente, por exemplo, do Louvre na França.

Quem gosta de passear em meio à natureza e também de ir às compras pode visitar a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná(foto: Hotelavm.com.br/Reprodução)
Quem gosta de passear em meio à natureza e também de ir às compras pode visitar a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (foto: Hotelavm.com.br/Reprodução)


Compras

No quesito belezas naturais também não faltam destinos para este Carnaval. Em Foz do Iguaçu (PR), as atrações incluem as cataratas e também as compras na região de fronteira com o Paraguai. É preciso, contudo, reservar a hospedagem com antecedência, pois a cidade é muito procurada por turistas o ano todo.

Sossego

Para quem prefere descansar, há ainda a riqueza da biodiversidade em Bonito, Mato Grosso do Sul, um dos principais destinos mundiais de ecoturismo e turismo sustentável. Para 2015, a prefeitura local já divulgou que não fará festa de Carnaval, mas que os turistas são bem vindos para conhecer os atrativos naturais da cidade.

Outra boa pedida são os parques nacionais, como a Chapada Diamantina, na Bahia, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Nesta última, inclusive, o acesso foi facilitado graças à recente conclusão das obras de asfaltamento da estrada que leva à entrada do parque, na vila São Jorge, o que deve aumentar o fluxo de turistas.

(com Ministério do Turismo)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade