Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Segundo estudo, o maior desejo dos brasileiros é viajar

Uma dica para quem quer realizar esse sonho sem enfrentar aeroportos lotados ou pontos turísticos congestionados é planejar e escolher destinos durante a baixa temporada


postado em 22/01/2015 08:39

É difícil não se surpreender com a força e a exuberância das cataratas de Foz do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais cobiçados pelos brasileiros(foto: Pixabay)
É difícil não se surpreender com a força e a exuberância das cataratas de Foz do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais cobiçados pelos brasileiros (foto: Pixabay)
O período de férias está quase chegando ao fim. Mas quem disse que isso é uma coisa ruim? Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o maior sonho de consumo dos brasileiros é viajar. Fazer as malas hoje está a frente de itens relacionados à beleza, carros e demais bens de consumo. A boa notícia é que, neste ano, o calendário será um aliado na realização desse sonho: de maneira atípica, 2015 conta com 10 "feriadões" emendados a finais de semana.

O problema, entretanto, é que entre os sonhos de consumo ainda não realizados, segundo o estudo do SPC Brasil, 89% se devem à falta de dinheiro. Além disso, 74% das pessoas entrevistadas dizem não ter poupança nem qualquer tipo de reserva financeira para essas realizações.

Para fazer a viagem dos sonhos sem se afogar em dívidas a dica é planejamento. O período da baixa temporada começa após o Carnaval e segue até junho e, depois, se estende de agosto até meados de novembro. Nestes meses, os viajantes gastam, em média, 30% menos nos pacotes, de acordo com estimativas do setor privado.

Em vez de fazer uma grande viagem no ano, as pessoas têm optado por fazer várias viagens de fim de semana, ou nos feriados. Esta é a opinião de Luciana Fioroni, gerente de vendas regional de uma grande empresa do setor. Segundo ela, a nova prática faz parte de uma mudança de perfil do turista brasileiro.

Entre os destinos mais populares com atrações durante todo o ano, inclusive fora de temporada estão Foz do Iguaçu (PR) e Vitória (ES). Eles também têm a vantagem de estarem próximos de grandes centros urbanos. Outro ponto turístico recomendado para se visitar na baixa temporada é o Arquipélago Fernando de Noronha (PE), devido à redução significativa dos preços, com a mesma qualidade nas atrações.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade