Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Confira 10 ilusões de ótica de embananar a mente

O cérebro adora nos pregar peças, e nada melhor do que tentar entender os jogos de luz e cor que nos levam a falsas apreensões


postado em 27/02/2015 13:58 / atualizado em 03/03/2015 13:38

A imagem acima ajuda a entender a confusão causada pelo vestido azul e preto. Você está enxergando dois tons bem distintos de cinza? Pois saiba que eles são iguais. Tampe o centro da imagem com o dedo e se surpreenda(foto: Internet/Reprodução)
A imagem acima ajuda a entender a confusão causada pelo vestido azul e preto. Você está enxergando dois tons bem distintos de cinza? Pois saiba que eles são iguais. Tampe o centro da imagem com o dedo e se surpreenda (foto: Internet/Reprodução)

Depois do caos causado pelo vestido azul e preto britânico que, devido a uma foto mal feita, com flash que distorceu as cores, que tal conhecer outras formas de iludir nosso cérebro?

De acordo com o neurocientista americano David Eagleman, o ato de "observar" parece algo tão natural que encontramos dificuldade de entender o sofisticado sistema que envolve o processo. "Às vezes, ilusões resultam de suposições feitas pelo nosso sistema visual. Em outros momentos, eles representam uma recalibração ativa. Em todos os casos, ilusões servem como uma poderosa janela para a neurobiologia de visão", diz o especialista em seu livro Incógnito, lançado em 2012 pela ediora Rocco.

Nada melhor, então, para testar nosso sistema de visão do que tentar entender as 10 ilusões e ótica que selecionamos abaixo. Boa sorte!



Assista abaixo um vídeo que promete uma experiência alucinógena, igual à provocada pelas drogas. Mas, atenção, se você sofre com convulsões ou possui problemas do labirinto, não se arrisque:

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade