Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Copa do Mundo de 2022 pode ser realizada entre novembro e dezembro

Devido às altas temperaturas registradas no verão do Qatar, Fifa e comitê organizador do evento no país árabe estudam a transferência da data do mundial para o final do ano


postado em 26/02/2015 11:42

Grupo de trabalho Fifa, em visita ao Qatar, sugeriu a mudança na data da realização da Copa do Mundo de 2022, para que se evite as altas temperaturas da região, no verão(foto: Comitê Organizador do Qatar/Divulgação)
Grupo de trabalho Fifa, em visita ao Qatar, sugeriu a mudança na data da realização da Copa do Mundo de 2022, para que se evite as altas temperaturas da região, no verão (foto: Comitê Organizador do Qatar/Divulgação)
O grupo de trabalho da Fifa que visitou o Qatar para avaliar as condições do emirado para organizar a Copa do Mundo de 2022 sugeriu hoje que o torneio se realize no inverno, provavelmente nos meses de novembro e dezembro.

O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder do grupo de trabalho, revelou, no final de uma reunião em Doha, que “as recomendações apontam para novembro e dezembro, embora existam outras alternativas".

Segundo o xeique, a Fifa tomará uma decisão final sobre as datas do mundial de 2022 na próxima reunião do comitê executivo, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça.

Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, Salman bin Ebrahim Al-Khalifa garantiu que todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem "escapar" das altas temperaturas do verão, já que o mundial de futebol costuma ser realizado nos meses de junho e julho, quando o verão no Qatar pode atingir temperaturas de até 50º C.

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, descartou a alternativa de janeiro e fevereiro para a realização do mundial de 2022, de forma que o torneio não colida com os Jogos Olímpicos de Inverno do mesmo ano.

Na saída da reunião em Doha entre o grupo de trabalho da Fifa e os responsáveis do Qatar, Valcke esclareceu que novembro e dezembro de 2022 "é o período que gera maior consenso".

Novas datas

O comitê executivo da Fifa vai avaliar como as prováveis datas de 26 de novembro a 23 de dezembro para início e fim da Copa do Mundo de 2022. Segundo informou a agência AFP, os jogadores ficarão à disposição das respetivas seleções a partir de 19 de novembro, apenas uma semana antes da abertura. Caso o comitê aprove estas datas, o mundial terá menos quatro dias do que a Copa do Mundo do Brasil, que foi disputado entre entre 12 de junho e 13 de julho.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade