
saiba mais
Segundo o xeique, a Fifa tomará uma decisão final sobre as datas do mundial de 2022 na próxima reunião do comitê executivo, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça.
Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, Salman bin Ebrahim Al-Khalifa garantiu que todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem "escapar" das altas temperaturas do verão, já que o mundial de futebol costuma ser realizado nos meses de junho e julho, quando o verão no Qatar pode atingir temperaturas de até 50º C.
O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, descartou a alternativa de janeiro e fevereiro para a realização do mundial de 2022, de forma que o torneio não colida com os Jogos Olímpicos de Inverno do mesmo ano.
Na saída da reunião em Doha entre o grupo de trabalho da Fifa e os responsáveis do Qatar, Valcke esclareceu que novembro e dezembro de 2022 "é o período que gera maior consenso".
Novas datas
O comitê executivo da Fifa vai avaliar como as prováveis datas de 26 de novembro a 23 de dezembro para início e fim da Copa do Mundo de 2022. Segundo informou a agência AFP, os jogadores ficarão à disposição das respetivas seleções a partir de 19 de novembro, apenas uma semana antes da abertura. Caso o comitê aprove estas datas, o mundial terá menos quatro dias do que a Copa do Mundo do Brasil, que foi disputado entre entre 12 de junho e 13 de julho.
(com Agência Brasil)
Comentários