Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

Nutricionista lembra que os pais devem preparar lanches saudáveis para os filhos

No retorno das aulas, é preciso ter atenção aos alimentos que as crianças e os jovens levam para comer na hora do recreio


postado em 03/02/2015 14:11 / atualizado em 03/02/2015 14:19

Mesmo que as crianças torçam o nariz, o ideal é acrescentar frutas nos lanches que elas levam para a escola(foto: Pixabay)
Mesmo que as crianças torçam o nariz, o ideal é acrescentar frutas nos lanches que elas levam para a escola (foto: Pixabay)
Com o início das aulas, os estudantes se deparam com a tentação dos lanches fritos, salgadinhos e doces vendidos nas cantinas de algumas escolas. Há colégios que proibiram a venda desses alimentos, mas onde ainda é permitido, a orientação aos pais é que as lancheiras sejam preparadas em casa, para manter a alimentação saudável para crianças e adolescentes.

A nutricionista Raquel Botelho, professora do departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, dá dicas aos pais sobre os alimentos que devem ser evitados. Na lista do que não deve entrar na lancheira dos jovens, alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. "Esses salgadinhos são riquíssimos em sódio, e as crianças estão consumindo muito sal e ficando hipertensas cedo. Deixe esses alimentos para um momento de festa, de fim de semana", recomenda a especialista.

Item comum na hora do lanche das crianças, o suco de caixinha também não é uma boa opção, pois pode ter mais açúcar que os refrigerantes. Eles podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais. Aliás, as frutas são boas alternativas para levar para a escola. É interessante incluir também comidas que garantam energia, como sanduíches naturais, pão e torradas com queijo magro, geleia ou requeijão.

Com a correria do dia a dia, o comum é que os pais não tenham tempo para preparar lanches, e o mais prático é recorrer aos industrializados. Nesse caso, a nutricionista lembra que é importante procurar produtos naturais, sucos e geleias sem açúcar, biscoitos integrais e ficar atento aos rótulos para verificar a quantidade de açúcar, gordura e sódio.

Para ajudar a quebrar a resistência ao consumo de alimentos saudáveis, Raquel Botelho sugere que os pais negociem com os filhos um dia da semana para levar o que quiserem para a escola, ou comprar lanche na cantina. "Se nos outros dias a criança vai ter uma alimentação mais saudável, ela vai ver que algumas coisas não valem a pena, ou vai passar a não gostar, porque vamos adaptando nosso paladar", avalia.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade