Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Que tal andar num skate que flutua?

Empresa cria um dispositivo capaz de 'voar' a cerca de 2,5 cm do chão, igual ao personagem do filme De Volta Para o Futuro


postado em 26/02/2015 18:57

Dependente de um piso especial para flutuar, o Hoverboard não deixa de atrair a atenção dos geeks mundo afora(foto: Hendo Hoverboard/Divulgação)
Dependente de um piso especial para flutuar, o Hoverboard não deixa de atrair a atenção dos geeks mundo afora (foto: Hendo Hoverboard/Divulgação)
Marty McFly Jr. flutua em seu skate voador pelas ruas no filme De Volta para o Futuro II, de 1989. O que parecia ficção científica virou realidade. Mais de duas décadas depois, o engenheiro Greg Henderson, da Arx Pax, apresenta o Hendo Hoverboard, um skate voador que usa campo eletromagnético para fazer flutuar o aparelho.

"O skate funciona com os princípios da arquitetura de campo magnético. Ele flutua sobre superfícies que não contenham ferro. O protótipo atual inclui quatro motores de flutuação que direcionam um campo magnético em oposição à superfície, resultando num fluxo suficiente para manter o skate voando numa altura de cerca de 2,5 cm", explica Greg Henderson.

O piso deve ser coberto por uma lâmina de cobre ou alumínio para a mágica funcionar, o que limita muito o uso do skate voador. Realizado com recursos financeiros coletivos – o crownfunding –, a empresa já comercializa o kit de desenvolvedor (whitebox) para quem quiser explorar outras funções da tecnologia. Já os primeiros hoverboards estarão disponíveis para compra a partir de outubro deste ano.

No filme De Volta para o Futuro II, de 1989, Marty McFly Jr., interpretado por Michael J. Fox, usa um skate voador para fugir de uma gangue de encrenqueiros(foto: Universal Pictures/Divulgação)
No filme De Volta para o Futuro II, de 1989, Marty McFly Jr., interpretado por Michael J. Fox, usa um skate voador para fugir de uma gangue de encrenqueiros (foto: Universal Pictures/Divulgação)


"Será muito emcionante ver ideias surgirem, como um skate que voe sobre qualquer superfície", diz o engenheiro da Arx Pax. Questionado sobre quando os consumidores poderão ter acesso à nova tecnologia, ele acredita que até outubro deste ano o Hendo Hoverboard estará disponível no mercado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade