Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Restaurante popular reutiliza água da lavagem de verduras

Já que estamos enfrentando o período de escassez de água, a unidade do Barreiro dá um bom exemplo para a população


postado em 18/02/2015 13:26

A água reutilizada serve para limpeza do restaurante popular do Barreiro e para irrigar a horta(foto: Ascom PBH/Divulgação)
A água reutilizada serve para limpeza do restaurante popular do Barreiro e para irrigar a horta (foto: Ascom PBH/Divulgação)
Os restaurantes populares de Belo Horizonte estão dando exemplo de sustentabilidade em plena crise hídrica. Um exemplo é o restaurante popular do Barreiro, que coleta e o reaproveita a água utilizada para a lavagem de folhosos, que é feita diariamente.

Primeiramente, os vegetais são colocados em tanques onde passam pela primeira lavagem. Nessa etapa, são retiradas impurezas como pequenos insetos e resíduos. Essa água então, que antigamente era descartada, está sendo reutilizada pelos próprios funcionários para lavar as áreas externas do restaurante e também para molhar a horta de plantio em espaço alternativo e os jardins no entorno.

Após a primeira lavagem, os folhosos passam por um banho de sanitização, onde ficam de molho durante 15 minutos para que possam chegar frescos e higienizados nos pratos dos consumidores. Entretanto, a água utilizada nessa segunda etapa não pode ser reutilizada para regar a horta e os jardins por conter substâncias impróprias para tal.

De acordo a nutricionista do restaurante popular do Barreiro, Joyce Batista, a ideia surgiu por meio de conversas entre os próprios funcionários do restaurante. Ela conta que, além da reutilização da água na lavagem dos folhosos, eles encontraram diversas outras maneiras de fazer economia de água, utilizando-a de maneira responsável. “Antes, lavávamos a cozinha duas vezes ao dia e gastávamos muita água. Hoje, deixamos para lavar bem a cozinha no final do expediente. E também tem o refeitório, que era lavado toda segunda e agora é lavado uma vez por mês, porém limpo diariamente, mas gastando menos água”, diz.

(com Portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade