Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

Aumento de álcool na gasolina pode prejudicar carros mais antigos

Especialistas mostram que a melhor opção é usar a gasolina do tipo premium, que não terá tanta quantidade de etanol em sua mistura


postado em 06/03/2015 17:28

O professor Alessandro Oliveira fala sobre a nova mistura de álcool na gasolina:
O professor Alessandro Oliveira fala sobre a nova mistura de álcool na gasolina: "Sabemos que alguns veículos já sentem alguns problemas com a gasolina com 25% de etanol" (foto: Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press.Brasil)
O aumento do percentual de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27%, pode causar problemas em veículos a gasolina produzidos antes da década de 90. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Edson Orikassa, esses carros podem apresentar alterações em itens feitos com borracha, como mangueiras de combustível, além de plásticos e metais, que tendem a oxidar com o etanol.

"Nos últimos anos, houve uma melhora grande desses materiais, mas pode ser que os veículos antigos ainda estejam sem tecnologia para se proteger desse ataque", diz Orikassa. Nesses casos, a recomendação é que, até a conclusão de todos os testes, seja usada a gasolina do tipo premium, que não terá aumento do percentual de álcool, mas é mais cara – o litro custa, atualmente, cerca de R$ 4.

Para o professor de engenharia automotiva Alessandro Oliveira, da Universidade de Brasília, tanto os carros com carburador quanto os primeiros fabricados com injeção eletrônica podem sofrer as consequências do aumento do etanol na gasolina. "Essa frota já é bastante reduzida, mas tais veículos podem sofrer um pouco mais com essa gasolina com mais álcool, inclusive em termos de consumo de combustível", explica.

Outro problema são os carros importados com motor a gasolina. Segundo o professor, a maior parte dos veículos modernos é capaz de se adaptar à nova mistura, mas ainda não há estudos que comprovem o efeito da mudança na durabilidade desses carros. "É sempre uma dúvida em termos de durabilidade: sabemos que alguns veículos já sentem alguns problemas com a gasolina com 25% de etanol", conta Alessandro Oliveira. Para ele, a gasolina premium também deve ser usada nesses casos.

A nova mistura da gasolina, que passa a valer a partir de 16 de março, vai ser aplicada à comum e à aditivada. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os resultados de testes feitos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras não mostraram problemas técnicos para os veículos com o aumento da porcentagem de álcool.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade