Publicidade

Estado de Minas DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em 10 anos, dobra número de mulheres empreendedoras

Para se ter uma ideia, segundo o Sebrae, em 2015, as mulheres correspondem a 66% dos microempreendedores individuais em Minas Gerais


postado em 06/03/2015 14:22 / atualizado em 06/03/2015 21:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O número de empreendedoras que empregam e trabalham por conta própria em Minas Gerais cresceu 24%, de 2001 a 2011. Já entre os homens o aumento foi de 12%.  É o que mostra o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o estudo, enquanto o número de empregadoras mineiras aumentou 27%, em uma década, os homens tiveram um decréscimo de 2%, no mesmo período. Em relação às mulheres que trabalham por conta própria, o crescimento foi de 23%, contra 15% dos homens.

Até fevereiro de 2015, dos 515 mil microempreendedores individuais, 66,7% eram mulheres, correspondendo a 343 mil empreendedoras, o dobro do número de homens formalizados (171 mil), em Minas Gerais.

As principais atividades comandadas por elas são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros, tratamento de beleza, lanchonetes, fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar e bares.

A rede Circuito de Saia realiza encontros periódicos para formação de networking e para ajudar as mulheres que desejam empreender(foto: Facebook/CircuitoDeSaia/Reprodução)
A rede Circuito de Saia realiza encontros periódicos para formação de networking e para ajudar as mulheres que desejam empreender (foto: Facebook/CircuitoDeSaia/Reprodução)


Bom exemplo

Em Belo Horizonte, um grupo formado por sete empresas comandadas por mulheres resolveu criar uma rede sem fins lucrativos criada para incentivar, auxiliar e apoiar as empreendedoras. "O projeto consiste em desenvolver uma rede de contatos e suporte entre mulheres que empreendem ou pensam em empreender. Nosso objetivo é contribuir para o crescimento e o sucesso feminino em um mercado que há cada vez mais mulheres se dedicando a projetos inovadores e prestando serviços de qualidade", informa o Circuito de Saia em sua conta no Facebook.

As empreendedoras se reúnem periodicamente em eventos que duram duas horas e incluem palestras, dinâmicas, workshops e networking.

(com Agência Sebrae e assessorias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade