Publicidade

Estado de Minas PET

Afinal, os cachorros sonham?

Quem nunca viu um cão rosnar ou mexer as patas enquanto estava dormindo? Entenda o que passa dentro da cabeça do melhor amigo do homem, quando ele está descansando


postado em 15/05/2015 10:54

De acordo com estudo feito nos Estados Unidos, os cachorros também passam pela fase do sono conhecida como REM(foto: Pixabay)
De acordo com estudo feito nos Estados Unidos, os cachorros também passam pela fase do sono conhecida como REM (foto: Pixabay)
Sonhar não é uma experiência restrita aos humanos. Estudos apontam que a mente de um cachorro também pode fazer longas "viagens" durante uma boa noite de sono. Se você não teve a oportunidade de presenciar, provavelmente já assistiu algum vídeo em que o cão late, se remexe e até tromba na parede enquanto está dormindo. Nas últimas semanas, uma publicação no YouTube tem feito o maior sucesso. A câmera mostra um animal reagindo às imagens que estaria vendo durante um cochilo.

Confira o vídeo:


Segundo especialistas, o sono de uma pessoa é identificado em dois estágios, conhecidos como não-REM (sigla de Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos) e REM. O segundo é a fase em que os sonhos acontecem. De acordo com estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com os animais não é diferente. Essa experiência já foi percebida até em ratos, demonstrando que os bichos com maior inteligência possuem uma estrutura cerebral capaz de processar informações e assimilar lembranças.

Neste vídeo, o pobre cão acaba batendo na parede depois de um suposto "pesadelo":


"Os cães, durante o sono, têm uma série de reações que se manifestam por movimentos involuntários. A gente traduz essas contrações involuntárias como a perspectiva de sonhos. Alguns cães latem quando estão dormindo e fazem movimentos. Saber a intensidade disso dentro do plano mental é um desafio que nós estamos por desvendar", explica o médico veterinário Vitor Ribeiro, professor da PUC Minas.

Pesquisadores utilizaram um eletroencefalograma para analisar a atividade cerebral de um cão durante o sono. O resultado mostrou que as ondas cerebrais encontradas seguiram os padrões humanos quando estão em estágio profundo de sono – que costuma durar cerca de 4 horas. Mesmo com os estudos, ainda não há como saber o conteúdo do sonho dos cachorros.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade