Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Começou a inscrição para o Enem 2015

O Inep vai receber as inscrições para o Exame nacional do Ensino Médio até o dia 5 de junho


postado em 25/05/2015 16:17 / atualizado em 25/05/2015 16:31

A edição 2014 do Enem recebeu quase 9 milhões de inscrições pela internet(foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Divulgação)
A edição 2014 do Enem recebeu quase 9 milhões de inscrições pela internet (foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Divulgação)
As inscrições para a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na segunda-feira, 25 de maio. Os candidatos deverão efetuar a inscrição pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), até as 23h59 do dia 5 de junho.

As provas do Enem 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. Em 2014, mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame. Clique aqui para acessa o edital do Enem 2015.

Como se inscrever

Os documentos necessários para se inscrever no Enem são identidade e CPF. O número do CPF deve ser do próprio candidato – não é permtido usar o cadastro de pais ou responsáveis. Quem for maior de 18 anos e quiser utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio deve indicar o objetivo já no ato de inscrição. Os estudantes menores de 18 anos que fizerem o Enem não poderão utilizar a nota no exame para tentar ingressar em instituições de ensino superior caso não estejam cursando o terceiro ano do ensino médio: eles participarão das provas apenas na condição de treineiros.

Outra mudança para 2015 é que o candidato deverá usar um "endereço de e-mail único" para fazer a inscrição, ou seja, não será possível fazer mais de uma inscrição cadastrando o mesmo endereço de e-mail. Esse uso era frequente, por exemplo, em caso de escolas que usavam o mesmo endereço para efetuar as inscrições de todos os alunos. Ou seja, o candidato que por ventura não tiver um endereço de e-mail deverá criar um, já que não pode usar uma conta que já esteja inscrita no Enem.

Nome social

Travestis e transexuais poderão solicitar este ano o uso do nome social no Enem, assim como ocorreu na edição de 2014. Para evitar fraudes, a inscrição dos candidatos que pretendem ser identificados pelo nome social terá alterações: eles devem fazer se inscrever normalmente, no período estabelecido no edital, e encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível online, preenchido, entre os dias 15 e 26 de junho. O envio do formulário deverá ser feito por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade