Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Confira dicas para se conseguir boas fotos com o celular

Fotógrafa profissional mostra como pequenas ações podem proporcionar imagens bem melhores


postado em 21/05/2015 10:26

Segundo a fotógrafa, saber o tempo certo e o melhor posicionamento podem resultar em belos flagrantes da natureza(foto: Pixabay)
Segundo a fotógrafa, saber o tempo certo e o melhor posicionamento podem resultar em belos flagrantes da natureza (foto: Pixabay)
Que é moda tirar foto e publicar nas redes sociais, isso ninguém duvida. Mas, como conseguir um resultado ideal para as imagens que queremos tornar públicas? A fotógrafa de viagens Monique Renne, do site Melhores Destinos, mostra como aproveitar ao máximo os recursos da câmera do celular e sobre como as redes sociais, quando bem usadas, podem ajudar na divulgação do trabalho de um fotógrafo.

"Eu acredito que a boa fotografia está no olhar do fotógrafo, e não no equipamento", diz a especialista. Confira, abaixo, algumas dicas da fotógrafa para não errar na hora de capturar um momento:

Conheça seu celular

Alguns modelos mais atuais já permitem ajuste da luminosidade, que pode evitar fotos muito claras ou subexpostas (mais escuras). Basta tocar na tela do telefone e escolher onde você quer que a luz seja medida. Há varios aplicativos, como o próprio Instagram, que permitem ajustes para melhorar suas fotos. Dá para alterar o contraste, controlar as luzes e sombras, corrigir a tonalidade das cores e, até mesmo, usar efeitos artísticos.

Na hora certa

Em geral, a luz lateral do fim da tarde ou do começo da manhã é melhor, pois evita sombras no rosto dos fotografados. Mas, a luz do meio dia também pode ser útil em algumas situações – quando se fotografa uma cidade a partir de um ponto de vista elevado, por exemplo.

Fotos de pratos ou lanches ficam mais bonitas se aproximadas de uma janela, já que a luz lateral favorece a qualidade do objeto fotografado(foto: Pixabay)
Fotos de pratos ou lanches ficam mais bonitas se aproximadas de uma janela, já que a luz lateral favorece a qualidade do objeto fotografado (foto: Pixabay)


Prato na janela

As fotos de culinária, muito comuns nas redes sociais, podem ser melhoradas aproximando o prato de uma janela, quando a foto for feita de dia. A luz difusa e lateral de uma janela é sempre mais favorável do que a luz do restaurante ou do que a luz direta do sol.

Mexa-se

Para Monique, o maior erro dos fotógrafos iniciantes é a preguiça. Muitas vezes, o enquadramento pode ser melhorado se o fotógrafo der dois passos para trás ou para frente. Agachar-se para se aproximar de um reflexo em uma poça d'água, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de se conseguir uma fotografia menos convencional.

Saiba publicar

Se bem usadas, as redes sociais podem ser um bom veículo para divulgação do trabalho de um fotógrafo. Fotos duplicadas em duas redes sociais, como Instagram e Facebook, podem cansar a audiência. Se for fotógrafo profissional, diferencie seu perfil pessoal do usado para seus trabalhos; e nunca publique fotos ruins, que podem depor contra você.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade