Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Fenômeno curioso é capturado em vídeo no Rio Grande do Norte

O chamado 'dust devil' é muito comum em regiões de clima seco e quente. Confira!


postado em 14/05/2015 12:43 / atualizado em 14/05/2015 12:58

Apesar de ter o formato parecido com o de um tornado, o redemoinho de vento, ou 'dust devil', é formado em dias secos e ensolarados(foto: YouTube/Reprodução)
Apesar de ter o formato parecido com o de um tornado, o redemoinho de vento, ou 'dust devil', é formado em dias secos e ensolarados (foto: YouTube/Reprodução)
Depois do tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, na região oeste do Rio Grande do Sul, no dia 20 de abril deste ano, os fenômenos naturais passaram a fazer parte do noticiário e das discussões na internet. Desta vez, o que chama a atenção é um vídeo feito em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em que um grande redemoinho de vento atinge o bairro Costa e Silva, assustando moradores e causando pequenos estragos.

Segundo informações contidas no vídeo, que foi publicado dia 2 de maio, o vendaval que tinha formato de "tornado", passou próximo à Universidade Federal Rural do Semi-Árido e destelhou casas e estabelecimentos.

Confira as imagens:


Fenômeno comum

Segundo informações do blog MetSul Meteorologia, esse tipo de fenômeno climático é muito comum em regiões secas. Nos Estados Unidos, os redemoinhos são chamados de "dust devils" (ou demônios do pó, em tradução livre) e se caracterizam por ventos em alta rotação, que ficam visíveis devido aos destroços que carregam, especialmente areia. Apesar de ter a aparência de um "tornado", não tem nada a ver com ele, já que não é formado em condição de chuva ou nuvens carregadas.

Os redemoinhos surgem em regiões áridas, em dias de céu claro, o que faz com que haja uma rápida mudança na pressão atmosférica, e, com isso, há o favorecimento da circulação do vento, que pode ser bem rápida, parecida com a de um furacão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade