Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

OMS inclui 16 remédios contra o câncer em sua lista sugestiva para o SUS

O órgão da ONU, agora, passa a sugerir 46 medicamentos que devem ser distribuídos para pessoas em tratamento oncológico no Brasil e no mundo


postado em 18/05/2015 18:01 / atualizado em 18/05/2015 18:05

Segundo um dos pesquisadores consultados pela OMS, foram aceitos 16 dos 22 remédios contra o câncer sugeridos para serem incluídos na lista de medicamentos públicos do órgão vinculado à ONU(foto: Pixabay)
Segundo um dos pesquisadores consultados pela OMS, foram aceitos 16 dos 22 remédios contra o câncer sugeridos para serem incluídos na lista de medicamentos públicos do órgão vinculado à ONU (foto: Pixabay)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou neste mês a inclusão de 16 novos medicamentos para tratar o câncer na Lista-Modelo de Medicamentos Essenciais para Adultos e Crianças. Agora, a organização considera como prioritários para o tratamento oncológico um total 46 fármacos, que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países. Os novos remédios foram sugeridos à organização por um estudo feito por 90 médicos espalhados pelo mundo.

Um dos colíderes da força-tarefa do estudo, Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas do Brasil, ressalta que esta foi a maior inclusão de medicamentos desde a criação da lista, em 1977. "Ficamos muito contentes que a OMS aprovou 16 das 22 drogas que sugerimos. Elas têm impacto significativo na sobrevida e, muitas vezes, na qualidade de vida dos pacientes", informa Lopes. "Ela inclui alguns medicamentos que já são genéricos, mas também de alguns de alto custo, como o trastuzumab, o imatinib e o rituximab, que são usados para tratamento de câncer de mama, mieloide crônica e linfoma, respectivamente", completa o médico.

O oncologista lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vários dos medicamentos recém incluídos na lista, mas alguns são restritos a tratamentos específicos. Ele cita como exemplo o trastuzumab, que está aprovado no SUS somente para o tratamento adjuvante, que é posterior à cirurgia, para prevenir que a doença volte.

"A lista da OMS agora também inclui a droga para o tratamento de pacientes com a doença mais avançada, metastática, para que elas vivam melhor e por mais tempo. Essa é uma das novidades da lista deste ano, incluímos não só os remédios, mas também as indicações para as quais eles são considerados essenciais", explica Gilberto Lopes.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade