Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Os belo-horizontinos são os brasileiros que mais pretendem viajar

Foram nove pontos percentuais acima da média nacional, de acordo com estudo feito pelo Ministério do Turismo em sete capitais do país


postado em 15/05/2015 14:17

De acordo com o Ministério do Turismo, 32,4% dos moradores de BH ouvidos pela pesquisa pretendem viajar nos próximos seis meses(foto: Pixabay)
De acordo com o Ministério do Turismo, 32,4% dos moradores de BH ouvidos pela pesquisa pretendem viajar nos próximos seis meses (foto: Pixabay)
Os moradores de Belo Horizonte são os primeiros colocados em intenção de viagem no Brasil: 32,4% dos habitantes da capital mineira disseram que pretendem viajar nos próximos seis meses – alta de 1,5 ponto percentual em comparação a igual mês do ano passado. Em segundo lugar estão os brasilienses: 28,2%. Os números fazem parte da Sondagem do Consumidor, um levantamento feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas. A intenção de viagem média do brasileiro ficou em 23%.

A intenção do brasileiro de viajar pelo próprio país também se destacou (77,4%), a maior dos últimos 10 anos se considerados os meses de abril da série histórica. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 11,2%.

"Os atrativos naturais, culturais e de negócios, aliados ao ganho de infraestrutura, são forças que impulsionam o turismo brasileiro", diz o ministro do Turismo, Henrique Alves. "São também um grande potencial a ser explorado", lembra.

Se analisada toda a série de monitoramento de intenção de viagem, os destinos brasileiros sempre estiveram à frente dos internacionais na preferência da população, mas o aumento recente da procura pelo próprio país se explica por três razões, que juntas projetam o turismo brasileiro.

A primeira delas é a alta do dólar, que encareceu os destinos estrangeiros e abriu caminho para as opções dentro do próprio país. O percentual de brasileiros que manifestaram intenção de viajar para o exterior ficou em 19,5%, de acordo com o estudo. Soma-se a isso o fato de que o turismo nacional anda aquecido: mais de 62 milhões de turistas realizaram 206 milhões de viagens no ano passado pelo Brasil.

(com Ministério do Turismo)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade