Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Savassi pode ganhar uma obra de arte "nas alturas"

A caixa d'água que fica sobre o Savassi Shopping Center está na mira de um artista plástico, que possui mais de 30 painéis espalhados por Belo Horizonte


postado em 21/05/2015 15:36

A caixa d'água do Savassi Shopping Center pode ganhar, em breve, uma intervenção artística do piauiense Rogério Fernandes(foto: Google Earth/Reprodução)
A caixa d'água do Savassi Shopping Center pode ganhar, em breve, uma intervenção artística do piauiense Rogério Fernandes (foto: Google Earth/Reprodução)
Dizem que a Savassi é o coração de Belo Horizonte. Referência em bares, cafeterias e casas noturnas, a região pulsa 24 horas por dia, de segunda a segunda. Se você é um morador da capital, provavelmente já viveu momentos marcantes por lá. Quem nunca ouviu falar dos anos áureos do Cine Pathé, das baladinhas de sábado à noite e da livraria Travessa? Símbolo da diversidade cultural e um dos mais importantes pontos de encontro da população da capital, a Savassi também despertou o interesse de um artista plástico piauiense, que já se considera um mineirinho desde criança.

Rogério Fernandes, de 45 anos, é um apaixonado pela arte urbana e mora em Belo Horizonte há mais de 10 anos. No início de 2014, ele participou de um grande evento sobre intervenções urbanas na Bielorússia, a convite da embaixada brasileira. Depois de compartilhar experiências com colegas de profissão, como Os Gêmeos e Speto, Rogério votlou cheio de ideias, e lançou, no início de maio, a campanha de financiamento coletivo Savassi Criativa.

A primeira investida do artista nesse projeto visa a realização de uma pintura na caixa d’água do edifício Savassi Shopping Center, um dos prédios mais ícones da região, e que fica localizado na esquina das avenidas do Contorno e Cristóvão Colombo. No passado, o edifício chegou a abrigar um dos "points" da cidade, o Pop Pastel.

"Meu desejo, enquanto artista da arte urbana, é colorir a cidade. Hoje, tenho mais de 30 painéis espalhados por BH, graças à iniciativa de empresários e de ações governamentais. Mas, eu quero mais. E, para este ano, meu maior propósito foi buscar, por meio da plataforma de financiamento coletivo [crowfunding], a realização de grandes obras", projeta o artista plástico.

Perspectiva mostra como deve ficar a caixa d'água após a intervenção de Rogério Fernandes(foto: Divulgação)
Perspectiva mostra como deve ficar a caixa d'água após a intervenção de Rogério Fernandes (foto: Divulgação)


A relações públicas Diana Junqueira, que é parceira na iniciativa de Rogério, fala sobre a importância de se desenvolver trabalhos artísticos na cidade. "A Savassi viveu, recentemente, uma grande reforma estrutural, como os fechamentos das praças, mas perdeu muito em cultura e deixou de ter o peso que tinha antes", comenta Junqueira.

Financiamento

A campanha do crowfunding teve início no dia 29 de abril e vai terminar no dia 7 de junho. A meta de arrecadação para viabilização do projeto é de R$ 50 mil. O financiamento coletivo é uma forma do brasileiro se solidarizar com iniciativas sociais e culturais. A pintura da caixa d’água é apenas o início do trabalho. Segundo Diana Junqueira, a ideia é fomentar nos moradores e comerciantes do bairro a vontade de deixar a Savassi mais colorida. No entanto, ela diz que a população ainda tem sido "resistente" a doações.

"Por ser uma ferramenta nova, as pessoas ainda não doam com tanta segurança. Existem clientes que gostariam de doar, mas não se sentem seguros, o que é normal. Como nosso desejo de viabilização é muito grande, passei a procurar algumas empresas parceiras no intuito de que eles adquiram cotas maiores, de 10, 15 mil, o que aceleraria o processo.  A gente não tem condições de investir sozinho, por isso, contamos com ajuda de outras pessoas", explica a relações públicas.

Se você tem interesse em contribuir para o desenvolvimento do trabalho de Rogério, basta acessar o site do crowfunding para conhecer mais sobre o projeto.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade