Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Site de estatística não crê na classificação de Atlético e Cruzeiro na Libertadores

Segundo o Chance de Gol, os times mineiros têm, no máximo, 22% de probabilidade de se classificarem para as quartas de final do campeonato das Américas


postado em 08/05/2015 08:39 / atualizado em 08/05/2015 11:57

De acordo com o site Chance de Gol, o Atlético Mineiro tem apenas 12,8% de probabilidade de se classificar para as quartas de final da Libertadores(foto: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro/Divulgação)
De acordo com o site Chance de Gol, o Atlético Mineiro tem apenas 12,8% de probabilidade de se classificar para as quartas de final da Libertadores (foto: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro/Divulgação)
Acostumado a desbancar estatísticas e operar verdadeiros milagres, o Atlético promete mais um capítulo dramático. Já para o torcedor cruzeirense, que está habituado a triunfos mais tranquilos, é melhor se preparar para fortes emoções. O empate em 2 a 2 entre Galo e Internacional, no Independência, e a derrota celeste por 1 a 0 diante do São Paulo, no Morumbi, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, deixaram as equipes mineiras em situações delicadas. Se depender das probabilidades do site Chance de Gol – especializado em estatísticas do futebol –, é muito provável que os times comandados pelos técnicos Levir Culpi e Marcelo Oliveira deem adeus à mais importante competição continental.

Segundo o levantamento do site, a chance do Atlético avançar às quartas-de-final é de 12,8%, levando em conta o local da partida, força do adversário e o resultado do primeiro jogo. Mas, quem disse que o atleticano se apega a números? O comentarista esportivo da rádio Itatiaia, Cadu Doné, aponta um leve favoritismo do Inter, pelo fato da equipe colorada ter marcado dois gols na casa do adversário, mas contesta a ampla vantagem apontada pelo Chance de Gol.

Já o Cruzeiro teria 22,1% de chance de passar pelo São Paulo e se classificar para as quartas de final da Libertadores(foto: Marcelo Zambrana/ Lightpress/Reprodução)
Já o Cruzeiro teria 22,1% de chance de passar pelo São Paulo e se classificar para as quartas de final da Libertadores (foto: Marcelo Zambrana/ Lightpress/Reprodução)


"O site tem o seu valor, é legal como curiosidade para o torcedor, mas não deve ser levado ao pé da letra. O Atlético está cansado de bater as estatísticas, é o time do inacreditável e já conseguiu reverter situações mais complicadas. Tem coisa que não é palpável, e essa característica do Galo, de funcionar na adversidade, não entra na matemática", destaca o jornalista. Para avançar à próxima fase, o time alvinegro precisa vencer por qualquer placar ou empatar, no mínimo, em 3 a 3. Vitória do Inter e resultados em 0 a 0 e 1 a 1, classificam a equipe gaúcha. Já o 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis. A partida acontece na próxima quarta-feira (13/05), às 22h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Se o Galo terá o desafio de decidir longe de Belo Horizonte, o Cruzeiro, por sua vez, terá a vantagem de tentar inverter o placar do primeiro jogo com o apoio da torcida. Segundo o Chance de Gol, a probabilidade da Raposa avançar na competição é de 22,1%. Cadu Doné confirma o favoritismo do São Paulo, mas acredita na reação celeste. "Vejo o Cruzeiro com totais condições de reverter. O São Paulo não é um bicho-papão. Ele tem um leve favoritismo, na mesma proporção do Inter, porque ganhou a primeira partida e não levou gol em casa", opina o comentarista.

Para continuar sonhando com o tricampeonato da Libertadores, o Cruzeiro precisa ganhar por, no mínimo, dois gols de diferença. Se o time mineiro vencer por 1 a 0, as equipes decidem a vaga nos pênaltis. O duelo acontece na próxima quarta-feira (13/05), às 19h30, no Mineirão. A torcida celeste também acredita e promete empurrar a Raposa em busca da classificação.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade