Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Astronautas voltam à Terra após 6 meses no espaço

Um americano, uma italiana e um russo retornaram da Estação Espacial, numa cápsula que pousou no Cazaquistão


postado em 12/06/2015 17:10

A cápsula voltou com três astronautas que passaram 6 meses na órbita da Terra, trabalhando na Estação Espacial Internacional(foto: Roscosmos/Portal EBC/Reprodução)
A cápsula voltou com três astronautas que passaram 6 meses na órbita da Terra, trabalhando na Estação Espacial Internacional (foto: Roscosmos/Portal EBC/Reprodução)
A cápsula espacial Soyuz com três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) pousou no Cazaquistão na manhã da quinta-feira, dia 11 de junho. Um americano, uma italiana e um russo passaram 199 dias fazendo experiências a bordo da Estação Espacial.

A cápsula com o russo Anton Shkaplerov, o americano Terry Virts e a italiana Samantha Cristoforett pousou com êxito no Cazaquistão. Segundo imagens divulgadas pelo centro de controle russo, ligado à Roscosmos, e a agência espacial americana, a Nasa, os astronautas permaneceram em órbita um mês a mais do que o previsto.

Ao pousar os astronautas foram submetidos a uma série de exames e testes em uma tenda médica. Entendar como o corpo humano se readapta à gravidade é uma peça-chave para missões futuras no sistema solar.

Segundo a agência espacial americana, seu retorno foi adiado em quatro semanas para permitir que a agência russa investigasse a causa da perda de uma nave de carga em abril. Samantha Cristoforetti se tornou a mulher com mais tempo fora da Terra de maneira contínua.

(com Portal EBC e Nasa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade