Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Conheça o animal que consegue ficar invisível

Recém descoberto, o minúsculo crustáceo é envolto por cristais, que, dependendo da incidência de luz, o deixam totalmente transparente


postado em 29/07/2015 09:34 / atualizado em 29/07/2015 09:43

Chamado de safira do mar, o minúsculo crustáceo consegue refletir a luz de tal forma que, dependendo do ângulo em que se move, pode ficar totalmente invisível aos olhos humanos(foto: YouTube/Reprodução)
Chamado de safira do mar, o minúsculo crustáceo consegue refletir a luz de tal forma que, dependendo do ângulo em que se move, pode ficar totalmente invisível aos olhos humanos (foto: YouTube/Reprodução)
Quem não gostaria de ter o poder da invisibilidade? Ou quem sabe possuir o manto élfico que era capaz de deixar Frodo e seu amigo Sam invisíveis no filme O Senhor dos Anéis? O que parece ficção já existe na vida real. Cientistas descobriram uma espécie de crustáceo que consegue ficar totalmente "invisível", graças à sua carapaça de cristais.

Assista ao vídeo do portal New Scientist (em inglês) com o curioso animal:


A descoberta da nova espécie de crustáceo se deve à cientista Lia Addadi, do Weizmann Institute of Science, de Rehovot, em Israel. Segundo a bióloga, apenas os machos conseguem criar os efeitos de luz que vemos nesse animal, que muda seu corpo para vermelho, azul, violeta, até chegar ao "invisível". As fêmeas, ao contrário, só existem na forma translúcida. "Uma questão intrigante que ainda permanece sem resposta é se as diferentes cores estão relacionadas a fatores genéticos, ou se o crustáceo consegue modificá-las por conta própria", diz Addadi ao portal New Scientist.

Chamado de safira do mar, esse minúsculo animal possui camadas hexagonais de cistais de guanina e citoplasma em suas costas, que refletem a luz em diferentes tonalidades, do dourado ao azul. O que determina a cor do animal é o ângulo de incidência da luz. Quando ele se move e fica a 45º da fonte luminosa, reflete o espectro ultravioleta e, "magicamente", fica invisível aos olhos humanos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade