
saiba mais
De capitão do exército a marca de cerveja
Mineiro vira soldado do exército americano
Ingrid Oliveira, atleta brasileira do salto, é vítima de machismo
Sabia que atletas costumam ter problemas nos dentes?
Atletas devem ter cuidado com exercícios de alta performance
Brasil termina Parapan de Toronto com 257 medalhas
Sabia que a equipe brasileira de canoagem está treinando em Lagoa Santa?
Atleta brasileiro do polo aquático é acusado de estupro em Toronto
Afinal, a ginástica olímpica deixa os atletas baixinhos?
Medalhistas de diversas modalidades, especialmente da natação, em respeito à Bandeira brasileira, realizam o ato da continência quando nosso símbolo é erguido na cidade canadense. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o regulamento que trata de continências, honras e sinais de respeito prevê que a "continência é a saudação do militar". "É um sinal de respeito que deve ser prestado, estando ou não com a cabeça coberta. É bom notar que esses atletas não são militares apenas quando estão fardados, mas sim, todo o tempo", diz a nota à imprensa emitida pelo comitê olímpico.

O COB lembra que a parceria com as Forças Armadas surgiu em 2009. Naquela ocasião, como explica a instituição, o Brasil fora escolhido para sediar os V Jogos Mundiais Militares e precisava formar uma equipe de militares capaz de representar o anfitrião do evento.
Desde que o ato cívico na cerimônia de entrega de medalhas não tenha conotação política, não será coibida. Para se ter uma ideia, nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968, os atletas americanos Tommie Smith e John Carlos realizaram um gesto em homenagem ao grupo de resistência contra o racismo, Panteras Negras, durante o hino americano, e foram expulsos da competição.

"O COB entende, portanto, que a continência, além de regulamentar, quando prestada de forma espontânea e não obrigatória, é uma demonstração de patriotismo, sem qualquer conotação política, perfeitamente compatível com a emoção do atleta ao subir no pódio e se saber vencedor", completa o COB, na mensagem enviada á imprensa.
(com Ascom do Ministério da Defesa)
Comentários