Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado ao consumir suplemento de cálcio

Segundo especialistas, o consumo inadequado do nutriente, especialmente o proveniente de fontes minerais ou animais, pode trazer riscos para o coração


postado em 29/07/2015 17:57 / atualizado em 29/07/2015 18:04

Segundo estudos, o cálcio proveniente de fontes minerais e animais são menos absorvidos pelo organismo(foto: Ctvnews.ca/Reprodução)
Segundo estudos, o cálcio proveniente de fontes minerais e animais são menos absorvidos pelo organismo (foto: Ctvnews.ca/Reprodução)
Os minerais são tão fundamentais para o nosso organismo quanto as próprias vitaminas e proteínas. O cálcio, por exemplo, é um nutriente essencial para manter os ossos fortes por toda a vida, além de ter papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração.

O ritmo de vida cada vez mais corrido das grandes cidades e o alto consumo de alimentos processados e industrializados contribuem para uma alimentação mais ácida, que "rouba" o cálcio do organismo. Por isso, manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada são excelentes maneiras de obter os minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Isso, no entanto, não é suficiente.

O estudo Concentrações de Cálcio e de Magnésio em Alguns Alimentos Consumidos no Brasil, feito por Kátia Silva Ferreira, nutricionista da Universidade Estadual do Norte Fluminense, concluiu que "os alimentos de origem vegetal, como tubérculos e raízes, com poucas exceções, apresentam teores de cálcio e de magnésio correspondentes a somente 10%, ou menos, da ingestão diária recomendada para o ser humano". Portanto, do ponto de vista nutricional, esses alimentos oferecem quantidades insuficientes de cálcio e outros minerais.

Deste modo, a suplementação de cálcio e demais minerais é uma forte aliada à saúde. O endocrinologista e geriatra Jorge Jamili recomenda o consumo de suplemento de cálcio ao longo de toda a vida, uma vez que 90% dos ossos têm sua formação concluída na adolescência, e, a partir dos 35 anos, a perda do nutriente se torna mais intensa, levando a uma redução de até 8% da massa óssea a cada década. "Para as mulheres de 19 a 50 anos, e homens de 19 a 70, a dose diária recomendada é de 1.000 mg por dia. Mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 requerem 1.200 mg/dia", diz o especialista.

Mas é preciso estar atento quanto à origem desse cálcio. Um estudo alemão mostrou que pessoas que tomam esse tipo de suplemento têm 86% mais chances de apresentarem problemas cardíacos devido ao depósito nas artérias dos resíduos não absorvidos ou eliminados. "A suplementação é fundamental, mas é preciso cuidado. A maioria dos suplementos à venda no mercado traz o cálcio sintético ou de ostra, de origem animal. São produtos mais baratos e muito consumidos, que podem causar riscos à saúde. Cálcio e outros minerais isolados inorgânicos, moleculares ou quelados podem provocar alergias e eventuais depósitos nas artérias e articulações", explica o químico José Celso Guimarães.

Um estudo publicado na revista científica Agro-Food-Industry Hi-Tech, na França, comprovou o cálcio proveniente de algas marinhas é 96% absorvido pelo corpo, contra 67% do cálcio da dolomita, de origem mineral, e 61% do proveniente de ostra, de origem animal.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade