Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Por que sentimos dor nos dias mais frios?

Suplemento mineral pode ajudar a evitar os sintomas da artrite e da artrose, durante o inverno


postado em 10/07/2015 16:05

Os desgastes nas articulações, que leva à artrite ou à artrose, podem causar dores no inverno. Segundo especialista, minerais são essenciais para evitar ou minimizar o problema(foto: Homeremediesforlife.com/Reprodução)
Os desgastes nas articulações, que leva à artrite ou à artrose, podem causar dores no inverno. Segundo especialista, minerais são essenciais para evitar ou minimizar o problema (foto: Homeremediesforlife.com/Reprodução)
Com a chegada do inverno, junto com os casacos, diversas moléstias também "saem do armário". É o caso das doenças que causam inflamações nas articulações, como a artrite e a artrose.

O tempo frio potencializa os processos de dor nas articulações, pelo fato de as pessoas se locomoverem menos e ficarem mais sedentárias. Até 30% da população adulta, acima dos 50 anos, podem vir a sofrer com artrite ou artrose nesta época do ano.

A artrite é um processo inflamatório das articulações; já a artrose é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. É que, ao longo dos anos, com o envelhecimento, a cartilagem vai se "gastando" e, com isso, os ossos ficam em contato direto uns com os outros, até que sejam também lesionados, se não houver tratamento.

Por isso, a prevenção é tão importante para evitar tais doenças. O endocrinologista e geriatra Jorge Jamilli explica que os alimentos que consumimos no dia-a-dia são  incompletos de nutrientes. "É essencial que ocorra uma complementação alimentar, sobretudo na parte dos minerais, que muitas vezes são relegados a segundo plano. Eles são tão fundamentais na construção do organismo quanto as próprias vitaminas e proteínas", alerta o médico.

A suplementação alimentar por meio de nutrientes vegetais orgânicos, como os das algas marinhas, ajuda a suprir as carências nutricionais dos alimentos que ingerimos, já que as algas nos fornecem minerais essenciais para a nossa saúde, como cálcio, magnésio, manganês, cromo, zinco, ferro, cobre, entre outros necessários para prevenir doenças e manter o organismo saudável.

"Praticamente todas as pessoas estão expostas à carência mineral, mas existem grupos mais vulneráveis, como os idosos. Suplementos à base de algas oferecem uma grande quantidade de biominerais orgânicos, o que permite uma assimilação de quase 90% dos minerais. Assim, podemos fortalecer nosso organismo e prevenir diversas doenças, como a artrose e a artrite", explica o químico José Celso Guimarães, da Phosther Algamar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade