Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Risco de colisão assusta astronautas da Estação Espacial Internacional

Parece cena do filme Gravidade: Nasa recomendou que equipe da ISS se refugiasse no módulo de fuga


postado em 17/07/2015 17:58

Lembra quando Sandra Bullock, em Gravidade, estava na ISS e oi atingida por detritos que estavam na órbita da Terra? Pois é, isso quase aconteceu na vida real(foto: Nasa/Divulgação)
Lembra quando Sandra Bullock, em Gravidade, estava na ISS e oi atingida por detritos que estavam na órbita da Terra? Pois é, isso quase aconteceu na vida real (foto: Nasa/Divulgação)
Lembra do drama vivido por Sandra Bullock no filme Gravidade, de 2013, dirigido por Alfonso Cuarón? Pois é, a vida imita a arte: na quinta-feira, 16 de julho, a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) orientou que os três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) se refugiassem em uma nave acoplada na estação por segurança para uma possível fuga.

A medida aconteceu pelo risco de colisão da estação ISS com destroços de um resto de satélite metereológico russo. Apesar do susto, não houve choque e os astronautas conseguiram retomar suas atividades uma hora depois do alerta.

De olho no espaço

Nesta semana, a Nasa esteve bastante presente no noticiário após a chegada da sonda New Horizons ao ponto mais próximo do planeta-anão Plutão, localizado nas extremidades do Sistema Solar. A sonda conseguiu enviar para Terra fotos que surpreenderam os astrônomos ao mostrar formaçôes montanhosas na superfície de Plutão.

Considerado parte integrante do Sistema Solar até 2006, Plutão foi rebaixado a Planeta-Anão por não ter um dos três requisitos necessários para tal. Saiba aqui quais são eles.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade