Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Se descobrisse que seu melhor amigo é gay, o que faria?

Comercial de refrigerante toca no assunto que, ainda hoje, é considerado tabu


postado em 13/07/2015 11:36

Quando o colega pega o celular e vê uma mensagem homossexual do melhor amigo, passa a viver um dilema: conta a verdade para os outros ou não?(foto: YouTube/Reprodução)
Quando o colega pega o celular e vê uma mensagem homossexual do melhor amigo, passa a viver um dilema: conta a verdade para os outros ou não? (foto: YouTube/Reprodução)
É estranho pensar que, ainda hoje, descobrir que um amigo é homossexual é algo de se estranhar. Porém, assim como outras formas de discriminação que se encontram veladas em nossa sociedade, a homofobia sempre acaba virando notícia no Brasil. Para tentar levar o assunto à discussão, uma famosa marca de refrigerantes criou um comercial polêmico, intitulado O SMS: um jovem descobre, sem querer, que o colega de escola e que é seu melhor amigo, é gay.

Assista ao vídeo O SMS:


Na descrição do comercial, no canal oficial da marca no YouTube, eles usam a pergunta: "E você? O que você faria para um amigo?". Os comentários demonstram diversas opiniões sobre o tema, incluindo alguns maldosos, que incitam a discriminação. Porém, o vídeo, publicado dia 3 de julho deste ano, e que tem mais de 640 mil visualizações, possui muitos apoiadores, que elogiam a atitude da empresa internacional.

Assuma

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu Alves, conforme o meio social de cada pessoa, as reações à notícia de que um conhecido é homossexual podem ser muito diferentes. "Algumas pessoas podem temer agressões, mas, depois, percebem que a família e os amigos são muito mais esclarecidos do que ele imaginava, ou o contrário. A melhor forma de lidar com a homossexualidade é com a maior naturalidade possível, e só entrar com alguma colocação sobre sua sexualidade, se for necessário. Isto é, caso alguém demostre preconceito, o homossexual deve deixar claro que a ideia do outro não interfere em seu valor como pessoa", completa a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade