Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Uso de simulador passa a ser obrigatório nas auto-escolas

A decisão do Conselho Nacional de Trânsito vale para todos os estados brasileiros


postado em 21/07/2015 08:34

A partir de agora, os candidatos a obtenção da CNH terão de fazer no mínimo, 5 horas/aula no simulador(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
A partir de agora, os candidatos a obtenção da CNH terão de fazer no mínimo, 5 horas/aula no simulador (foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão do Ministério das Cidades, decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores (CFCs). Segundo o órgão, o pedido da volta da obrigatoriedade partiu dos próprios Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o país. A resolução sobre o tema foi publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de julho de 2015. Até agora, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigiam as aulas nos simuladores.

Os novos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria, serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula, de simulação, sendo uma com conteúdo noturno. As aulas deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. Inicialmente, a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. Numa segunda etapa, o Contran passará a exigir o treinamento no simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Segundo Alberto Angerami, presidente do Contran, a maior preocupação é com a segurança no trânsito. "Já tivemos bons resultados nos estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador", explica.

(com Assessoria do Ministério das Cidades)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade