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Chamada popularmente de Concorde 2.0, a patente se refere a uma aeronave que pode chegar a uma velocidade de Mach 4,5, ou seja, quase cinco vezes a velocidade do som, que é de 1,2 mil km/h. Com isso, a tradicional rota entre Londres e Nova Iorque, que chegou a ser feita pelo supersônico Concorde, da Airbus, aposentado em 2003, e que chegava a 2,2 mil km/h, não deve passar de uma hora – são 5,5 mil km entre as duas cidades.
Segundo o site PatentYogi, que é especializado em analisar patentes e explicá-las de forma lúdica, o novo modelo supersônico chamado Concorde 2.0 terá diferentes motores, misturando turbinas tradicionais a um sistema a jato parecido com o utilizado em foguetes espaciais. O protótipo da Airbus deve levantar voo na posição vertical, como um ônibus espacial, e, ao alcançar a incrível altitude de 30,5 km (um avião comercial com turbina voa a 12 km), passa a usar sistema a jato de propulsão, como um míssel.
Ao contrário de seu "irmão" aposentado, que tinha capcidade para transportar 100 passageiros, o Concorde 2.0, segundo o pedido de patente da Airbus, é equivalente a um jato particular, e deve levar apenas 20 pessoas. Ainda não existe nenhuma previsão de quando essa nova tecnologia estará disponível ao público.
Assista abaixo ao vídeo do portal PatentYogi (em inglês), explicando como seria o novo avião supersônico:
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