Publicidade

Estado de Minas TELEFONIA

Celulares de Minas Gerais passam a ter o nono dígito em outubro

O número nove será acrescentado ao início de todos os números de telefones celulares habilitados no estado, que possui quase 30 milhões de usuários


postado em 05/08/2015 08:23 / atualizado em 05/08/2015 08:42

A partir de outubro deste ano, os mineiros se juntam aos usuários de outros 14 estados, e passam a ter nove dígitos no número do telefone celular(foto: Pixabay)
A partir de outubro deste ano, os mineiros se juntam aos usuários de outros 14 estados, e passam a ter nove dígitos no número do telefone celular (foto: Pixabay)
Os mineiros terão que inserir um dígito a mais na hora de ligar para um telefone celular, a partir do dia 11 de outubro deste ano. A mudança, determinada por uma resolução de 2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é necessária para aumentar a disponibilidade de números celulares em futuras habilitações, assim como ocorreu com os telefones fixos há 10 anos.

Todas as linhas habilitadas em Minas Gerais serão modificadas, recebendo o dígito "nove" antes dos demais números. Segundo a Anatel, a mudança afeta cerca de 26,8 milhões de celulares, o que representa quase 10% do total de linhas ativas no Brasil – o país soma quase 276 milhões de usuários da telefonia celular.

Até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas com oito dígitos ainda serão completadas normalmente. Portanto, há um prazo de 10 dias para que os usuários se adaptem à alteração. Já a partir do dia 21, do mesmo mês, as chamadas não serão mais completadas e uma gravação fará o aviso sobre a mudança, que vale também para os estados da Bahia e Sergipe.

A alteração não afeta os créditos dos celulares pré-pagos, bem como o consumo de dados ou a franquia de ligações dos consumidores, segundo a Anatel. Em seu site, o órgão também reforça que a atualização dos contatos nos aparelhos não ocorre automaticamente, sendo assim, a responsabilidade pela atualização é dos próprios usuários.

Aplicativos

Alguns programas para smartphones prometem evitar a árdua tarefa de atualizar a agenda, para que o usuário não precise editar seus contatos um a um. Os  aplicativos fazem todo o trabalho, com apenas alguns toques, e o download pode ser feito nas lojas Google Play (para Android) e App Store (para iOS).

Implantação nacional

Até agora, 14 estados já receberam o nono dígito nos telefones celulares. São eles: Amazonas, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

De acordo com a Anatel, a previsão é que a mudança seja implantada em todo o território nacional até o final do ano de 2016.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade