Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Será que vinagre e bicarbonato podem substituir xampu?

Algumas defensoras da natureza estão largando os produtos industrializados, dizendo que os métodos naturais dariam o mesmo resultado. Especialistas comentam essa polêmica decisão


postado em 05/08/2015 18:20 / atualizado em 17/03/2016 11:56

De acordo com especialistas, o xampu adequado aos diversos tipos de cabelo ainda é a melhor opção para lavar e manter a saúde das madeixas(foto: Wisegeek.com/Reprodução)
De acordo com especialistas, o xampu adequado aos diversos tipos de cabelo ainda é a melhor opção para lavar e manter a saúde das madeixas (foto: Wisegeek.com/Reprodução)
Você seria capaz de trocar o xampu e o condicionador pelo vinagre de maçã e bicarbonato de sódio? Preocupada com os impactos ambientais, a nicaraguense Claudia Siu decidiu adotar esse método inusitado há aproximadamente um ano, e diz que não se arrepende da decisão.

Quem também deu um basta nos produtos de beleza mais tradicionais e se limitou ao uso de água nas madeixas é a britânica Lucy Aitken Read. Em 2014, ela publicou o livro Happy Hair: The Definitive Guide to Give Up Shampoo (Cabelo Feliz: o Guia Definitivo para Abandonar o Xampu) e deu início ao movimento "No Poo", abreviatura em inglês que significa "sem xampu".

A alegação dos adeptos dos produtos alternativos é que o bicarbonato de sódio remove a gordura dos fios oleosos. Como o pH do composto é alcalino, ele abriria as escamas dos fios do cabelo. Já o pH ácido do vinagre ajudaria a fechar as cutículas e manter os fios sedosos e brilhantes.

A britânica Lucy Aitken Read não só aderiu ao vinagre e bicarbonato que até lançou um livro contra o uso do xampu(foto: Instagram/lulasticblog/Reprodução)
A britânica Lucy Aitken Read não só aderiu ao vinagre e bicarbonato que até lançou um livro contra o uso do xampu (foto: Instagram/lulasticblog/Reprodução)


Porém, o método não é indicado por profissionais de beleza. Segundo o cabeleireiro Marcus Martinelli, o vinagre intensifica o brilho, mas é um produto agressivo para os cabelos. "Ele vai abrir as escamas, mas elas não vão fechar. Com isso, poluição e sujeira vão penetrar o fio. Já o xampu, vai lavar o couro cabeludo e abrir as escamas dos fios sem danificá-las. Depois, o condicionador fecha as cutículas e não permite que entre os poluentes", explica o especialista.

O colega de profissão, Sandro Alves, conta que o vinagre pode até estabilizar o pH do cabelo, mas não possui nenhuma substância que possa limpar o couro cabeludo. "Eu não indico. Existem xampus com pH estável que não danificam o cabelo", destaca o profissional.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade