Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Você concorda com a volta das partidas preliminares nos estádios mineiros?

Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais quer valorizar o futebol amador e as categorias de base, com jogos preliminares no Mineirão e no Independência


postado em 17/08/2015 10:25 / atualizado em 17/08/2015 10:36

Segundo a Minas Arena, que administra o estádio Mineirão, existe estrutura para receber jogos preliminares, e basta apenas testar o gramado, para saber se suporta tantas partidas(foto: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro/Divulgação)
Segundo a Minas Arena, que administra o estádio Mineirão, existe estrutura para receber jogos preliminares, e basta apenas testar o gramado, para saber se suporta tantas partidas (foto: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro/Divulgação)
As tradicionais partidas preliminares que antecediam os jogos de Atlético e Cruzeiro no antigo Mineirão podem estar de volta. Na quinta-feira, 13 de agosto, antes do confronto entre Atlético e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu um encontro entre deputados e representantes da Minas Arena para avaliarem essa possibilidade. O gerente de Operações da concessionária que administra o estádio, José Severiano Braga da Silva, garantiu que o Gigante da Pampulha está apto a receber a rodada dupla.

De acordo com o gerente, existem seis vestiários no Mineirão, dois deles próprios para acomodarem times antes das partidas principais. Outros dois, que são menores, poderiam receber a arbitragem dos jogos preliminares. O gerente admite que haveria um custo maior, mas que isso não seria empecilho. Em relação ao desgaste do gramado, José Severiano pondera que é preciso um maior intervalo entre as partidas para não prejudicar a grama.

Os jogos preliminares seriam destinados às categorias de base e às competições amadoras. Para o deputado Anselmo José Domingos, presidente da Comissão de Esporte, lazer e Juventude da ALMG, o evento seria mais um atrativo para o público, além de engrandecer o esporte. "O nosso foco é valorizar os times de futebol amador e as equipes das categorias de base. Afinal, com as preliminares, esses jogadores começam a ter uma experiência com um público maior", destaca o deputado, que é um dos apoiadores da iniciativa.

Os jogos preliminares eram comuns no antigo Mineirão, mas ficaram escassos depois da reforma do Gigante da Pampulha. No dia 12 de julho, a equipe sub-17 do Cruzeiro conseguiu uma brecha e enfrentou o São Paulo pela Taça BH antes do time profissional encarar o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. O teste foi bem-sucedido e o gramado se manteve impecável para o segundo jogo.

O jogo do Campeonato Mineiro Feminino entre América e Nacional, serviu para testar a volta das partidas preliminares no estádio Independência(foto: Carlos Cruz/América FC/Divulgação)
O jogo do Campeonato Mineiro Feminino entre América e Nacional, serviu para testar a volta das partidas preliminares no estádio Independência (foto: Carlos Cruz/América FC/Divulgação)


Conforme o deputado Anselmo, a intenção também é promover preliminares com mais frequência no estádio Independência. Um "aperitivo" foi realizado no sábado, 15 de agosto, antes do América ter perdido para o Botafogo, por 2x1, pela Série B do Braisleirão. No confronto preliminar, o time feminino do Coelho mediu forças com o Nacional, de Uberaba, e venceu por 6x0, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.

(com Assessoria da ALMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade