Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Stephen Hawking diz que não devemos nos mostrar para os ETs

Segundo o físico inglês, a busca por vida alienígena é válida, mas devemos ter cuidado, pois, caso achemos uma civilização inteligente, ela pode querer nos 'colonizar'


postado em 07/10/2015 18:52

Stephen Hawking gera dúvida no meio científico ao ser contra o contato com alienígenas e, ao mesmo tempo, participar da busca por vida fora da Terra(foto: Facebook/stephenhawking/Reprodução)
Stephen Hawking gera dúvida no meio científico ao ser contra o contato com alienígenas e, ao mesmo tempo, participar da busca por vida fora da Terra (foto: Facebook/stephenhawking/Reprodução)
Em julho deste ano, o premiado físico inglês Stephen Hawking, que recentemente teve sua biografia retratada no cinema, com o filme A Teoria de Tudo, aceitou a oferta do bilionário russo Yuri Milner para participar de uma busca por vida inteligente no universo, num projeto que deve durar 10 anos. O programa é chamado Breakthrough Initiatives (Iniciativas Inovadoras, em tradução livra) e vai utilizar grandes telescópios nessa empreitada. Curiosamente, em entrevista recente ao jornal espanhol El País, Hawking revelou que não devemos tentar contatar possíveis seres extraterrestres.

"Se os alienígenas nos visitarem, o resultado poderá ser o mesmo de quando Colombo chegou na América. Ou seja, não terminou bem para os nativos americanos. Possíveis civilizações extraterrestres avançadas podem ser nômades e viajarem pelo universo em busca de planetas que possam colonizar", diz Stephen Hawking ao El País.

Essa teoria do renomado físico está gerando polêmica na comunidade científica. Afinal, como ele pode ser contrário ao contato com vida inteligente fora da Terra, e, ao mesmo tempo, participar do projeto Breakthrough Initiatives? "O verdadeiro desafio é descobrir como os alienígenas podem ser, de verdade", afirma o cientista, na entrevista publicada no final de setembro no site do jornal espanhol.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade