O diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antônio Mengale, disse, na quinta, dia 28 de outubro, em Brasília, que a empresa vai fazer, no início de 2016, o recall dos 17.057 veículos do modelo Amarok que estão rodando no país com um software que altera os resultados de teste de emissões de gases poluentes. Os carros terão o antigo software substituído por um novo que está em desenvolvimento pela matriz da empresa na Alemanha, com o apoio de instituições internacionais e universidades.
O escândalo da manipulação das emissões dos gases poluentes começou com uma acusação da Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA), dos Estados Unidos. No mês passado, a EPA fez a denúncia de que uma família de motores a diesel da Volkswagen apresentava um software que fraudava testes em laboratório. Desde então, verificou-se que o equipamento foi implantado em mais de 11 milhões de veículos em todo o mundo.
Mengale detalhou o funcionamento do sistema. "O software tem uma grande complexidade. Ele identifica que a condição daquele momento é de teste e faz uma regulagem do motor, que emite menos poluentes nessas condições. Na condição de rodagem, o software modifica o funcionamento do motor e privilegia a performance do veículo", explica o diretor da Volkswagen Brasil.
O executivo destaca que a utilização do carro com o software não apresenta nenhuma "dificuldade", e que o aplicativo não interfere na segurança e no desempenho do carro. "Mesmo assim, faremos o recall assim que o software estiver pronto", afirma.
Segundo Antônio Mengale, a notícia da fraude foi recebida com surpresa pela Volkswagen do Brasil, e que o primeiro passo foi verificar se os carros brasileiros que usam esse tipo de motor também tinham o software. "O levantamento que fizemos mostrou que sim, o Brasil tem uma parte dos veículos que estão com esse software instalado. São veículos do ano/modelo 2011 e 2012", esclarece. Segundo ele, os veículos produzidos a partir de 2013 não têm o software. Mengale também ressalta que nenhum dos veículos a gasolina produzidos pela empresa no país têm esse software.
Mengale diz que o esforço da empresa, agora, é descobrir se os resultados reais dos testes de emissões de gases nos carros fraudados estão ou não fora dos limites estabelecidos pela legislação nacional. E ainda, que a Volkswagen vai arcar com as possíveis consequências da fraude, como possíveis multas. "Mesmo ele alterando o resultado dos testes, precisamos checar se o veículo está ou não em conformidade com a lei brasileira. Mas, independentemente da reposta, nós substituiremos o software antigo pelo novo que está em desenvolvimento", completa.
(com Agência Brasil)
Publicidade
ECONOMIA
Volkswagen do Brasil fará recall de 17 mil veículos do modelo Amarok
Um executivo da montadora revela que a seção brasileira do grupo ficou surpreso com a denúncia da manipulação do software de controle de gases poluentes
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação