Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Estação Espacial Internacional fica sem luz após curto-circuito

Um dos oito módulos de energia se desligou, mas não gerou risco para os seis astronautas que estão vivendo na nave


postado em 18/11/2015 10:07

A Estação Espacial Internacional ficou sem luz na sexta, dia 13 de novembro, devido a um curto-circuito num dos oito módulos de energia(foto: Nasa/Divulgação)
A Estação Espacial Internacional ficou sem luz na sexta, dia 13 de novembro, devido a um curto-circuito num dos oito módulos de energia (foto: Nasa/Divulgação)
Se viver por meses no espaço já não é uma coisa fácil, imagine ficar sem luz nesse ambiente insólito? Isso aconteceu na sexta, dia 13 de novembro, com os astronautas que participam da missão atual na Estação Espacial Internacional (EEI). Um curto-circuito acabou desligando um dos oito módulos de energia que mantêm a nave funcionando.

Segundo o site de notícias The Verge, quando ocorre uma falha como essa, o sistema automaticamente altera a fonte de energia do equipamento ligado ao módulo que sofreu o curto-circuito. Isso foi feito e não gerou nenhum problema para os seis astronautas que estão vivendo na estação.

De acordo com o site, a única forma de solucionar o problema é enviando ao espaço o material necessário para reparar o circuito de energia danificado. Isso será feito por uma missão da empresa SpaceX, que pertence ao biolionário sulafricano Elon Musk. O problema é que não há previsão de quando será realizado o lançamento do foguete Falcon 9, que carregará esse material.

Um porta-voz da Nasa informou, em coletiva de imprensa, que a expectativa é que a entrega seja feita ainda em janeiro de 2016. Vale lembrar que um reparo como esse deve levar 5 horas, e precisa ser feito pelo astronauta em pleno espaço, ou seja, do lado de fora da EEI.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade