Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Transposição do São Francisco deve ser entregue em 2017, diz ministério

As obras, que contam com 10 mil trabalhadores, devem ajudar a minimizar a crise hídrica na região nordeste do Brasil


postado em 10/11/2015 13:42

Segundo Ministério da Integração Nacional, as obras de transposição das águas do rio São Francisco devem ser finalizadas até 2017(foto: Ministério da Integração Nacional/Divulgação)
Segundo Ministério da Integração Nacional, as obras de transposição das águas do rio São Francisco devem ser finalizadas até 2017 (foto: Ministério da Integração Nacional/Divulgação)
O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, afirmou na sexta-feira, dia 9 de novembro, em Salgueiro (PE), que a obra de transposição do rio São Francisco deverá ser entregue entre o fim de 2016 e o primeiro trimestre de 2017. "O desempenho da obra ao longo de 2015 até setembro já superou o ano de 2014; isso é um demonstrativo claro de que está sendo tocada a todo vapor", conta o secretário. Segundo o ministério, 80% da obra estão concluídos.

Garcia participou de visitas técnicas às obras no sertão nordestino, juntamente com deputados federais que fazem parte de uma comissão externa. O secretário diz ainda que haverá garantia de recursos para concluir a transposição do rio São Francisco. "Até hoje, a obra recebeu todo o orçamento de que precisou. Não houve, em nenhum momento, atraso de pagamentos e dívidas não pagas. Todo o serviço foi executado de forma extremamente correta", afirma.

O coordenador da comissão externa, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), lembra que é fundamental garantir as verbas no Orçamento de 2016 para que a situação hídrica do nordeste seja amenizada nos próximos anos. "É importante fazermos uma mobilização em todo o nordeste e no Congresso Nacional para assegurar os recursos. Se de fato tivermos os recursos, automaticamente, a partir de 2016 e de 2017, poderemos amenizar a situação hídrica", diz o parlamentar.

Um dos 10 mil trabalhadores da obra, Jerôncio Alves, conta que a conclusão do projeto de transposição do São Francisco vai beneficiar toda a população. "Pessoalmente, para mim até parece um sonho. Anos atrás, se perguntassem isso, a gente levaria como uma brincadeira. Foi um sonho maravilhoso que virou realidade. Nunca me passou pela cabeça; hoje me sinto muito bem trabalhando nela", diz Alves.

(com Agência Câmara)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade