Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Doodle do Google homenageia o 245º aniversário de Beethoven

A homenagem é uma animação interativa em que o grande compositor tenta recuperar suas famosas partituras


postado em 17/12/2015 10:21

A homenagem do Doodle do Google ao compositor Ludwig van Beethoven é uma animação interativa que apresenta quatro de suas obras-primas(foto: Google/Reprodução)
A homenagem do Doodle do Google ao compositor Ludwig van Beethoven é uma animação interativa que apresenta quatro de suas obras-primas (foto: Google/Reprodução)
Novamente o maior site de busca da internet presta homenagem a uma personalidade mundial. Quem está sendo homenageado no Doodle do Google, desta vez, é o compositor alemão Ludwig van Beethoven, que foi batizado em 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, na Alemanha. Ele é, reconhecidamente, um dos maiores nomes da música erudita internacional, e começou sua carreira com apenas 8 anos. Quando chegou aos 10 anos, já era capaz de interpretar toda a obra de Johann Sebastian Bach. Seu mestre, na época, Christian Gottlob Neefe, chegou a dizer que ele seria um "novo Mozart".

O Doodle do Google, que foi criado como uma espécie de animação interativa para celebrar o 245º aniversário de Beethoven, apresenta o compositor em busca de suas partituras, que foram perdidas devido a certos "percalços". O internauta é convidado a recompor as músicas, para que o maestro alemão possa fazer sua apresentação final. Ao longo das imagens, podemos ouvir quatro de suas obras-primas: a 5ª Sinfonia, a 9ª Sinfonia, Für Elise e Sonata ao Luar.

O músico alemão é um dos grandes compositores do estilo romantismo, ao lado de nomes como Richard Wagner, Johannes Brahms e Schubert. Apesar de ter perdido a capacidade auditiva a partir de 1794, Beethoven não deixou de criar belas composições, como as famosas sinfonias nº 5 e nº 9, em 1808 e em 1824, respectivamente.

Confira abaixo as quatro composições usadas pelo Google no Doodle:



Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade