Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Galinha bota ovo 'gigante' com outro ovo dentro

O fato inusitado aconteceu na Inglaterra e foi registrado em vídeo


postado em 10/12/2015 10:06

Na hora em que a dona de casa inglesa quebrou o ovo 'gigante', ficou surpresa ao descobrir que dentro dele havia outro ovo(foto: YouTube/Reprodução)
Na hora em que a dona de casa inglesa quebrou o ovo 'gigante', ficou surpresa ao descobrir que dentro dele havia outro ovo (foto: YouTube/Reprodução)
Descobrir que sua galinha botou um ovo "gigante" já é algo bem curioso, certo? Agora, e se na hora de quebrá-lo, descobrisse que havia outro ovo dentro? Esse fato curioso e bem inusitado aconteceu no início de dezembro na Inglaterra.

A dona de casa Emma Postlethwaite, que vive com o marido e dois filhos em Stoke-on-Trent, no condado de Staffordshire, possui uma galinha chamada Wendy. Recentemente, a ave botou um ovo bem grande, de 167 gr (um normal chega a 65 gr). Se não bastasse esse feito da galinha, quando Emma foi preparar um omelete, ao quebrar o ovo "gigante", para sua surpresa, encontrou outro ovo dentro.

Assista abaixo à surpresa da dona de casa inglesa:


"Nós temos quatro galinhas que compramos em outubro. As mantemos no quintal e comemos os ovos que botam. O ovo 'gigante' foi posto pela Wendy, que tem cerca de oito meses de idade. Quando cheguei no ninho e vi o tamanho, não podia acreditar. Nunca havia visto algo parecido e realmente não sabia que podia acontecer", diz Emma Postlethwaite ao jornal local Herald Express.

De acordo com a publicação inglesa, esse fenômeno é raro, e ocorre quando a galinha está no processo de formação do ovo no oviduto, e um outro oócito (célula que gera um óvulo ou que vira a gema) é liberado muito cedo – normalmente essa liberação se dá a cada 18 ou 26 horas. Com isso, quando a ave sofre um estresse ou uma pancada, é gerada uma contração, que acaba fazendo com que o ovo formado seja retido, e um outro "cresça" envolta dele.

Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez no ano de 1250 pelo teólogo, filósofo e escritor alemão Albertus Magnus, em sua obra De Animalibus.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade