Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Agentes encontram focos de Aedes aegypti em 222 mil casas de 19 estados

Ministério da Saúde quer reduzir a quantidade de focos do mosquito até o final de fevereiro


postado em 22/01/2016 15:59

Segundo balanço do Ministério da Saúde, em 3% das 7,4 milhões de casas visitadas pelos agentes foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti(foto: Cmd.mg.gov.br/Reprodução)
Segundo balanço do Ministério da Saúde, em 3% das 7,4 milhões de casas visitadas pelos agentes foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti (foto: Cmd.mg.gov.br/Reprodução)
Equipes que combatem o Aedes aegypti encontraram focos do mosquito em 3% das 7,4 milhões de residências visitadas. Em mais de 222 mil casas elas eliminaram o vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. A meta do Ministério da Saúde é que o índice caia para menos de 1% até o final de fevereiro.

Desde o começo do ano, foram visitados 15,2% dos 49,2 milhões de domicílios urbanos do país, de acordo com balanço dos coordenadores da operação de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento da microcefalia. Os números correspondem aos registros feitos em 2.548 municípios de 19 unidades da federação. Oito estados não enviaram informações para o sistema.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, a meta é inspecionar todos os municípios até o final de fevereiro. "O trabalho consiste em procurar criadouros. Se a equipe encontrar o foco, deve destruir e fazer o trabalho de vigilância com a família, com a vizinhança", diz Oliveira.

O último balanço do Ministério da Saúde informa que foram feitas 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia causada pelo zika vírus. Até agora, foram confirmados 230.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade