Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Consumo de energia caiu 1,8% em 2015, diz ONS

Regiões sul, sudeste e centro-oeste foram responsáveis pela queda na demanda


postado em 05/01/2016 15:47

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O consumo de energia elétrica no país caiu 1,8% no ano passado em comparação a 2014. A informação consta do Boletim de Carga Mensal de dezembro, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em sua página na internet.

Segundo o relatório do ONS, em dezembro do ano passado, houve queda de 0,5% na demanda de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), comparativamente ao mesmo mês de 2014. Em relação ao mês anterior, a demanda fechou com crescimento de 0,6%.

Houve retração na demanda de energia ao longo de 2015 em dois dos quatro subsistemas – as exceções foram o subsistema nordeste, que fechou o ano com crescimento de 3,2%, e o Norte, com 1,7%. No subsistema sudeste/centro-oeste, que responde por mais de 60% do consumo e concentra os principais parques fabris do país, houve queda de 3,2% na demanda ao SIN. O mesmo percentual de queda foi verificado no subsistema sul.

Ao ressaltar a queda do consumo ao longo de 2015, o ONS destaca que houve crescimento de 0,6% de novembro para dezembro, "apesar do baixo desempenho da atividade econômica, diante da demanda interna fraca, causada principalmente pelo alto endividamento das famílias e taxa de juros e de desemprego elevados", em decorrência, principalmente, do "movimento de normalização dos estoques da indústria e uma tímida melhora das expectativas".

De acordo com o Operador Nacional do Sistema, o crescimento de novembro para dezembro ocorreu também no subsistema sudeste/centro-oeste, diferentemente do ocorrido nos últimos 10 meses. "Também contribuiu para esse resultado a ocorrência de elevadas temperaturas, superiores às ocorridas no mesmo período do ano anterior, em todos os subsistemas", diz o boletim.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade