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Estado de Minas COMPORTAMENTO

Entenda como se dá o medo em cada fase da criança

O ideal é não supervalorizar a situação e dar segurança ao pequeno, nos momentos de medo


postado em 21/01/2016 12:46

Dos 3 aos 4 anos, a imaginação da criança é mais fértil, por isso, o medo é mais intenso, especialmente de máscaras ou palhaços, do escuro e de monstros(foto: Pixabay)
Dos 3 aos 4 anos, a imaginação da criança é mais fértil, por isso, o medo é mais intenso, especialmente de máscaras ou palhaços, do escuro e de monstros (foto: Pixabay)
A criança diz para o adulto que está com medo de um monstro. O adulto sabe que monstros não existem, mas a criança não, porque ela ainda mistura realidade e imaginação. "Dizer a ela que monstros não existem não irá acalmar o seu temor. Nesse momento, o importante é acolher e mostrar que ela está protegida e em segurança", diz o blog sobre desenvolvimento finfantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Segundo o site, outro comportamento que não ajuda é menosprezar ou ridicularizar o medo, dizendo à criança que o que ela sente é bobagem, que é covarde ou algo do tipo. "O sentimento dela é legítimo e precisa ser acatado".

Como mostra o blog, os medos infantis são mais intensos entre 4 e 6 anos de idade, e começam a diminuir aos 7, quando a criança tem mais condição para compreender os acontecimentos e as situações.

Vale lembrar que esse medo pode aumentar quando os pequenos estão diante de algo novo, como a mudança de casa, de escola, separação dos pais, morte de um familiar, ou quando ficam expostos a informações perturbadoras como guerras e sequestros.

A seguir, um resumo dos medos prováveis em cada fase da primeira infância (da gestação aos 6 anos), conforme a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal:

  • Até os 6 meses: medo de ruídos fortes ou gerado pela sensação da perda de segurança

  • 7 aos 11 meses: a criança começa a distinguir rostos familiares. Pessoas estranhas tendem a assustá-la. Pode também ter medo de altura

  • 1 ano: medo de ficar longe dos pais, temendo que desapareçam. Esse medo começa nessa fase e se intensifica nos próximos três anos

  • 2 anos: a criança começa a entender a relação causa-efeito e experimenta sua falta de controle sobre o mundo, temendo barulhos altos como trovões, trens, aspiradores, além de médico, objetos grandes e criaturas imaginárias

  • 3 a 4 anos: a imaginação é muito fértil, por isso tem muito medo, especialmente de máscaras ou rosto coberto (palhaço, pessoas fantasiadas), escuro, monstros, insetos e de ficar sozinho

  • 5 anos: os medos são mais concretos: se machucar, trovão, ladrão, medo de cachorro e de se perder dos pais

  • 6 a 7 anos: nesse estágio do desenvolvimento seu senso de realidade é mais claro, porém ainda possui uma imaginação criativa, com medo de bruxas, fantasmas, tempestades, de dormir sozinho ou que algo ruim aconteça aos seus pais

(com Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Portal EBC)

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