Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Estados Unidos confirmam primeiro caso de zika vírus

O doente havia viajado para a América Latina e chegou a passar um tempo no Brasil


postado em 13/01/2016 12:19

Segundo as autoridades do Texas (EUA), o estado possui condições apropriadas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti(foto: Pixabay)
Segundo as autoridades do Texas (EUA), o estado possui condições apropriadas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (foto: Pixabay)
As autoridades do Texas confirmaram na terça, dia 12 de janeiro, o primeiro caso de zika vírus nos Estados Unidos. O homem mora no condado de Harris e havia visitado a América Latina – incluindo Salvador, na Bahia –, recentemente.

Um dos diretores do Texas Children's Hospital, Peter Hote afirmou ao site Medscape que o caso provoca preocupação porque o estado tem as condições ideais para o desenvolvimento do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

"Há uma tempestade perfeita que pode proliferar o vírus no Texas. Temos duas espécies de mosquito que pode transmiti-la [a doença] e altos níveis de pobreza que levam a viver em ambientes não sadios, perto de água parada", ressalta Hote.

Em adultos, o vírus provoca sintomas mais leves que a dengue e a chikungunya – também transmitidas pelo Aedes aegypti. Os sintomas clássicos são febre, dores no corpo e manchas na pele.

Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o zika vírus e casos de microcefalia em bebês. Por causa do aumento de casos de zika, as autoridades dos Estados Unidos aconselham seus cidadãos a tomar cuidados adicionais com a doença no Brasil, como uso de repelentes, e pedem que as grávidas adiem viagens à América Latina, para evitar problemas.

(com Agência Ansa e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade