Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Excesso de álcool no Carnaval pode causar arritmia cardíaca, diz médico

O consumo exagerado de bebida alcoólica pode levar à Síndrome Cardíaca de Feriado


postado em 25/01/2016 16:39 / atualizado em 25/01/2016 17:40

Segundo o médico, a quantidade de álcool que pode levar à arritmia cardíaca é específica de cada pessoa(foto: Pixabay)
Segundo o médico, a quantidade de álcool que pode levar à arritmia cardíaca é específica de cada pessoa (foto: Pixabay)
A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) divulgou nesta segunda, dia 25 de janeiro, um alerta sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas para o coração. Segundo o diretor de Qualidade Assistencial da Socerj, Luiz Eduardo Camanho, o consumo de bebidas aumenta não ocorre só no Carnaval, mas também durante outras datas festivas, e isso pode provocar a chamada "Holiday Hearth Syndrome", ou Síndrome Cardíaca de Feriado, que foi descrita pela primeira vez em 1978.

De acordo com o cardiologista, há uma relação comprovada entre o consumo excessivo de álcool e a ocorrência de arritmia cardíaca, em especial a fibrilação atrial. O médico ressalta, porém, que esse excesso de álcool é individual, não há uma dose padronizada ou um volume estabelecido que provoque a arritmia.

Tais arritmias podem surgir tanto entre pessoas que não estão acostumadas a beber quanto entre as que bebem regularmente. "Independentemente do hábito etílico, a arritmia pode ocorrer, sempre que houver excesso na ingestão de álcool", diz o médico.

A Socerj recomenda bom senso e consumo moderado de bebidas alcoólicas no Carnaval e que, ao sentir desconforto, como coração acelerado, sudorese, mal-estar intenso e fraqueza, as pessoas procurem assistência médica imediatamente. É necessário fazer eletrocardiograma e verificar a pressão e a frequência cardíaca, para confirmar o diagnóstico da arritmia.

Luiz Eduardo Camanho acrescenta que também é preciso evitar a mistura de bebidas alcoólicas com energéticos convencionais, que têm grande quantidade de cafeína. Ele explica que, embora não haja relação direta entre consumo de café e arritmia cardíaca, quando a pessoa ingere uma quantidade excessiva de cafeína e de álcool, acaba tendo dois estimulantes que são deflagradores.

"O energético entraria aí como mais um fator para a ocorrência de arritmia cardíaca, mas o álcool é a principal causa", afirma.

Durante o Carnaval, o médico aconselha os foliões a beberem muita água. "É importante beber muito líquido, porque o principal efeito do álcool é que ele causa desidratação celular". Para cada copo de álcool ingerido, deve-se tomar, em média, o dobro de líquido, como água ou mate. "Que o folião se hidrate bastante. É fundamental para evitar os sintomas", completa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade