Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Com medo do Aedes, 85% dos brasileiros afirmam ter mudado hábitos

Segundo pesquisa, população entende que é a grande responsável pela proliferação do mosquito


postado em 24/02/2016 13:12

(foto: iStock)
(foto: iStock)
A população foi considerada a principal responsável pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, segundo 74,7% dos entrevistados pela pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta quarta, dia 24 de fevereiro. Outros 7,4% responderam que as prefeituras são culpadas pela infestação do mosquito que transmite dengue, zika vírus e a febre chikungunya. Para 6,2%, o responsável é o governo federal e, para 1%, os governos estaduais. A maioria dos entrevistados (88%) dizem ter receio de contrair alguma doença transmitida pelo mosquito e 85,2% afirmaram que, para se proteger, adotaram alguma medida ou mudaram hábitos.

Entre as principais medidas adotadas para evitar contrair alguma doença transmitida pelo mosquito, estão o combate a focos em casa (93,2%), uso regular de repelente (30,6%), evitar locais de grandes aglomerações (2,8%) e o adiamento de viagens a locais com mais casos das doenças (1,2%).

Mais da metade dos entrevistados (55,6%) afirmam que conhecem alguém que contraiu dengue, zika ou chikungunya nos últimos seis meses e 64,2% tiveram o domicílio visitado por agente de saúde nos útimos seis meses, para procurar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

A pesquisa da CNT, encomendada ao Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da federação, entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2016.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade