Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Monique Alfradique revela sofrer de hipotireoidismo

Entenda o problema da estrela global, que é controlado por meio de medicamento específico


postado em 15/02/2016 12:18

A atriz Monique Alfradique sofre de hipotireoidismo e, graças ao diagnóstico precoce, está fazendo o tratamento adequado e leva uma vida saudável(foto: Caiuá Franco/TV Globo/Divulgação)
A atriz Monique Alfradique sofre de hipotireoidismo e, graças ao diagnóstico precoce, está fazendo o tratamento adequado e leva uma vida saudável (foto: Caiuá Franco/TV Globo/Divulgação)
Às vésperas de completar 30 anos, a atriz Monique Alfradique, que está atuando na novela global A Regra do Jogo, em entrevista à revista Ego, revela ser vítima de hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, ela diz que passou a frequentar uma nutricionista e que faz o controle da doença com a ingestão diária de medicamentos.

O caso de Monique serve para ilustrar que o tratamento adequado e o diagnóstico antecipado podem fazer com que a pessoa com hipotireoidismo tenha uma vida normal. "É claro que cada diagnóstico necessita de um tratamento adequado, que, quanto antes for iniciado, melhor e mais rápido o organismo do paciente irá reagir. Com isso, a qualidade de vida da pessoa com hipotireoidismo irá aumentar", afirma Jorge Kim, especialista em doenças da tireoide e paratireoide, da Alira Medicina Clínica e Cirúrgica.

O termo "qualidade de vida" é adequado, pois, segundo o especialista, como a tireoide atua no crescimento e no desenvolvimento do ser humano, seu mau funcionamento pode provocar uma verdadeira "bagunça" no corpo. Entre os principais sintomas do hipotireoidismo estão o cansaço excessivo, a sonolência, a perda de memória, dores musculares e nas articulações, aumento dos níveis de colesterol no sangue, ressecamento da pele e unhas e até depressão. Em crianças, inclusive, o crescimento pode ficar comprometido.

"Isso ocorre porque, com a falta de hormônios, em decorrência do mau funcionamento da glândula, tudo começa a trabalhar de forma mais lenta no corpo. O coração bate mais devagar; o intestino prende; e o crescimento pode ficar comprometido", explica o especialista.

A tireoide é uma glândula localizada na frente do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). Ela tem a forma aproximada de uma borboleta, com dois lobos de cada lado da traqueia unidos pelo istmo. Ela produz dois hormônios que contêm iodo: a tiroxina e a triiodotironina. Eles são responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo, influenciando no desenvolvimento do corpo e na atividade do sistema nervoso.

Quando a tireoide não exerce bem sua atividade pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). "Hormônios em excesso tornam a pessoa hiperativa, nervosa, com fome e faz com que perca peso. Já a falta de hormônio faz com que a pessoa fique mais lenta, se sinta cansada e engorde", explica Jorge Kim.

Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo podem ser detectados por meio de exames periódicos e laboratoriais ou, ainda, analisando os sintomas. A doença pode aparecer por um período curto ou longo e ser desencadeada por diversos fatores.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade