Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa divulga vídeo em 360º de Marte

As imagens foram capturadas pelo robô Curiosity em dezembro de 2015


postado em 11/02/2016 12:45 / atualizado em 11/02/2016 15:08

Aqui vemos parte das imagens usadas no vídeo em 360º do robô espacial Curiosity, com o monte Sharp, de 5,5 km de altura, ao fundo(foto: Jpl.nasa.gov/Divulgação)
Aqui vemos parte das imagens usadas no vídeo em 360º do robô espacial Curiosity, com o monte Sharp, de 5,5 km de altura, ao fundo (foto: Jpl.nasa.gov/Divulgação)
Quem também aderiu à novidade dos vídeos em 360º é a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Ela acaba de divulgar um vídeo com imagens feitas sobre a duna Namib, em Marte, que fornecem uma visão em todas as direções.

As fotos foram capturadas pelo robô espacial Curiosity, que está analisando a superfície do Planeta Vermelho desde 2012, data em que pousou na cratera Gale. Ele registrou o vídeo em 360º em dezembro de 2015 – ou no ano "marciano" de 1.197 –, usando a Mast Camera, equipamento feito especialmente para registrar fotos e vídeos coloridos em Marte.

Nas imagens divulgadas pela Nasa, é possível ver, no horizonte, parte do monte Sharp, que possui uma altura incrível de 5,5 km. Além dele, ao lado do robô também aparecem as areias negras que compõem as dunas de Bagnold. De acordo com os registros do Curiosity, essas areias se movem cerca de 1 m a cada ano terrestre.

Confira abaixo o vídeo em 360º (não é compatível com navegador Safari):

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade