Isso mesmo. Segundo a Goodyear, o pneu Eagle 360 foi pensado com esse formato inusitado para proporcionar um movimento extremamente fluido e em todas as direções. Obviamente, o formato esférico desse modelo futurista não pode ser usado num carro tradicional, pois não permite a existência de eixo no veículo. A fabricante americana explica que o Eagle 360 vai funcionar por levitação eletromagnética, tal qual o trem-bala do Japão, ou seja, sem contato com a carroceria. Ele deve equipar exclusivamente automóveis autônomos.
A Goodyear traz uma outra inovação em seu pneu esférico futurista: sensores reconhecerão as mudanças de terreno e de clima, e irão transferir as informações ao sistema do veículo. O acabamento em forma de coral cérebro da parte externa do pneu é composto por uma textura parecida com uma esponja. Isso faz com que se torne mais macia quando toca pisos úmidos e mais dura em terrenos secos.
A capacidade de se movimentar em todas as direções faz do Eagle 360 um importante auxiliar de segurança para os passageiros do automóvel, de acordo com a Goodyear. "Com a redução da interação e da intervenção do motorista nos veículos autônomos, os pneus passarão a ter um papel importantíssimo, como o primeiro contato com a estrada", diz Joseph Zekoski, vice-presidente sênior da multinacional.
Assista ao vídeo de divulgação do Eagle 360, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra (em inglês):