Publicidade

Estado de Minas VEíCULOS

Goodyear cria pneu futurístico em formato de esfera

O acessório foi projetado para ser usado em carros autônomos e pode se mover me todas as direções


postado em 16/03/2016 16:45

Parece que o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, realizado no início de março, foi marcado por ideias futuristas. Depois do carro conceito apresentado pela BMW, em celebração dos seus 100 anos, o Vision Next 100, quem também chamou a atenção é a fabricante americana de pnews Goodyear. Ela aproveitou o evento para mostrar ao mundo sua proposta de usar "esferas" no lugar dos componentes principais da roda.

Isso mesmo. Segundo a Goodyear, o pneu Eagle 360 foi pensado com esse formato inusitado para proporcionar um movimento extremamente fluido e em todas as direções. Obviamente, o formato esférico desse modelo futurista não pode ser usado num carro tradicional, pois não permite a existência de eixo no veículo. A fabricante americana explica que o Eagle 360 vai funcionar por levitação eletromagnética, tal qual o trem-bala do Japão, ou seja, sem contato com a carroceria. Ele deve equipar exclusivamente automóveis autônomos.

(foto: YouTube/Goodyear UK/Reprodução)
(foto: YouTube/Goodyear UK/Reprodução)


A Goodyear traz uma outra inovação em seu pneu esférico futurista: sensores reconhecerão as mudanças de terreno e de clima, e irão transferir as informações ao sistema do veículo. O acabamento em forma de coral cérebro da parte externa do pneu é composto por uma textura parecida com uma esponja. Isso faz com que se torne mais macia quando toca pisos úmidos e mais dura em terrenos secos.

A capacidade de se movimentar em todas as direções faz do Eagle 360 um importante auxiliar de segurança para os passageiros do automóvel, de acordo com a Goodyear. "Com a redução da interação e da intervenção do motorista nos veículos autônomos, os pneus passarão a ter um papel importantíssimo, como o primeiro contato com a estrada", diz Joseph Zekoski, vice-presidente sênior da multinacional.

Assista ao vídeo de divulgação do Eagle 360, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra (em inglês):

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade