Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

'Não tem nada a ver com golpe, é um remédio constitucional'

Em vídeo, Fernando Henrique Cardoso lembra que impeachment não é processo criminal ou penal, e sim, político


postado em 31/03/2016 18:19 / atualizado em 31/03/2016 18:46

"Não é só o impeachment, é preciso olhar para o que vem depois", diz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto: Wilson Dias/Agência Brasil (23/05/2015)/Divulgação)
O Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, divulgou nesta quinta, dia 31 de março, um vídeo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é o primeiro passo para a superação da atual crise vivida pelo Brasil, mas alerta para o que virá após esse processo.

"É preciso ter calma, o Brasil vive um momento extremamente difícil, nós precisamos olhar o dia de amanhã. Não é só o impeachment, é preciso olhar para o que vem depois", diz Fernando Henrique no vídeo, veiculado em evento do instituto para os correligionários do partido. "Nós vamos ter depois que buscar um grande consenso nacional. E o PSDB tem que ser um partido da construção do futuro do Brasil, mas isso não pode ser feito por meio de acomodações. O preço do acordo não pode ser acabar com a Lava Jato. A Lava Jato é parte do processo democrático brasileiro", completa.

O ex-presidente rebate o discurso que vem sendo adotado pelo governo de que o atual processo de impeachment é um golpe contra a democracia. "Diante da incapacidade do governo de governar, de flagrantes abusos que ferem a nossa Constituição praticados reiteradamente por aqueles que detêm o poder, infelizmente não há outro caminho senão marcharmos para o impeachment. Não tem nada a ver com golpe, é um remédio constitucional. Quando há apoio na sociedade, maioria no Congresso e uma base jurídica, vai-se ao impeachment", afirma FHC.

Assista, abaixo, ao vídeo do ex-presidente:


Fernando Henrique diz ainda que há potencial no Brasil para superar a crise econômica: "Isso ocorrerá desde que seja mantida a Constituição e superado esse processo dramático que estamos vivendo, por erros do governo petista que nos levaram ao caos que estamos vivendo na economia, nos levaram a essa indecisão na vida política por incapacidade e pela necessidade de serem hegemônicos, de controlar tudo".

O ex-presidente ressalta que o impeachment não é um processo penal ou criminal e sim político, de reconhecimento da incapacidade de um governo de resolver os problemas do país. No final da gravação, ele conclama o PSDB a "marchar unido pelo impeachment".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade