Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Sonda espacial Dawn faz novas imagens da misteriosa 'pirâmide' de Ceres

A curiosa estrutura rochosa do planeta anão possui um formato que lembra as famosas construções egípcias


postado em 09/03/2016 14:52 / atualizado em 09/03/2016 15:34

Na nova imagem de Ceres, feita pela sonda espacial Dawn, com resolução 120 vezes melhor, é possível ver a montanha Ahuna em detalhes, e ela não é uma pirâmide(foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/Reprodução)
Na nova imagem de Ceres, feita pela sonda espacial Dawn, com resolução 120 vezes melhor, é possível ver a montanha Ahuna em detalhes, e ela não é uma pirâmide (foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/Reprodução)
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) acaba de divulgar novas imagens feitas pela sonda espacial Dawn, que orbita o planeta anão Ceres. No domingo, dia 6 de março, o laboratório de Movimento Relativo da Nasa celebrou um ano de atividades da sonda e aproveitou para mostrar as novas fotos da "misteriosa" montanha Ahuna Mons, que foi considerada uma "pirâmide" por muitos internautas, e gerou polêmica na internet em 2015.

"Ninguém esperava ver na superfície de Ceres uma montanha como essa. Nós ainda não sabemos como ela se formou e não temos um modelo computadorizado verossímil que possa explicar sua existência", diz Christopher Russell, chefe da missão Dawn, em comunicado á imprensa.

Fotografada sob um novo ponto de vista e com qualidade 120 vezes melhor que nas imagens anteriores, a "pirâmide", na verdade, é uma formação rochosa que parece um "cone achatado". Essa estrutura já havia sido identificada pelos astrônomos da Nasa antes do envio da sonda Dawn. Na época, eles disseram que ela tinha 5 km de altura e que parecia mesmo com essa famosa construção egípcia.

Graças à descida gradual que a sonda realiza na atmosfera de Ceres, as imagens recentes da montanha Ahuna forma feitas a uma distância bem menor, mostrando que ela possui o topo achatado e as encostas abruptas. Apesar de ter esclarecido o "mistério", os cientistas americanos ainda não sabem explicar a origem desse curioso relevo do planeta anão, e também não têm ciência do que seriam as manchas brancas brilhantes que cobrem as encostas da montanha.
Na imagem anterior da
Na imagem anterior da "misteriosa" montanha do planeta Ceres, o ângulo e a falta de definição a deixaram com o formato de pirâmide (foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/Reprodução)


(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade