Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Teremos carros que voam em 2028?

Empresa americana já possui projeto de um veículo que mistura carro e avião


postado em 01/03/2016 09:38 / atualizado em 01/03/2016 10:21

No ar, o TF-X, veículo híbrido que está sendo projetado pela empresa americana Terrafugia, poderá chegar a 322 km/h e terá autonomia de 800 km(foto: Terrafugia.com/Reprodução)
No ar, o TF-X, veículo híbrido que está sendo projetado pela empresa americana Terrafugia, poderá chegar a 322 km/h e terá autonomia de 800 km (foto: Terrafugia.com/Reprodução)
Quem não se lembra da cidade futurista do desenho animado Os Jetsons? Os veículos parecidos com espaçonaves eram o sonho de qualquer um. Afinal, nada melhor que fugir do trânsito das grandes cidades, transitando pelo céu, não é? Pois é, isso poderá ser realidade daqui a 16 anos.

A empresa americana Terrafugia, com sede em Woburn, Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um automóvel equipado com duas hélices, que o transformam em um helicóptero, para se elevar do chão, e dois motores a jato, que o fazem se mover pelo ar como um avião. Chamado de TF-X, ele já está em processo de pesquisa, e a intenção da empresa é que até 2018 seja produzido um protótipo operacional. Porém, os consumidores que quiserem adquirir o híbrido de carro, helicóptero e avião, devem aguardar até 2028, data em que o "carro voador" possivelmente estará disponível no mercado.

Segundo a Terrafugia, o TF-X terá autonomia de voo de 800 km e poderá alcançar uma velocidade de 322 km/h. No chão, ele será movido a energia elétrica, mas, para o funcionamento das turbinas, que são a combustão, ainda será necessário combustível fóssil. No ar, ele terá sistema que previne contra colisões, contra mau tempo e que evita áreas restritas a aeronaves, como, por exemplo, espaços aéreos próximos a aeroportos. Em caso de problemas, para-quedas poderão ser ativados automaticamente. Ele também é capaz de aterrissar por conta própria, caso o piloto declare situação de emergência.

O preço desse veículo futurista ainda não foi divulgado, mas, como mostra o site da Terrafugia, ele deverá custar o mesmo que os carros de luxo mais caros do mercado, atualmente.
Para que o TF-X deixe de ser um carro e passe a voar, ele possui duas hélices, que são capazes de retirá-lo do chão(foto: Terrafugia.com/Reprodução)
Para que o TF-X deixe de ser um carro e passe a voar, ele possui duas hélices, que são capazes de retirá-lo do chão (foto: Terrafugia.com/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade