Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

FHC diz que manifestações mostram que país vive estado democrático de Direito

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembra ainda que impeachment não é golpe


postado em 18/04/2016 16:49 / atualizado em 18/04/2016 17:08

"Não há golpe nenhum. Ocorreu tudo dentro da lei, segundo o rito da Constituição", diz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda, dia 18 de abril, que o Brasil vive "um estado democrático de Direito", fato que pôde ser comprovado no domingo (17) por meio das manifestações populares contra e em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"O povo está nas ruas, está maduro e, mesmo passando por um momento difícil, não houve conflito. Isso é muito importante e mostra que o sentimento democrático está se enraizando", afirma o ex-presidente. FHC fez a afirmação após participar do debate O Estado de Direito no Brasil, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). E complementa que "é preciso evitar o isolacionismo, ter calma" porque o Brasil é de todos e não é hora de "jogar pedras uns nos outros".

Ele considera que o país possui problemas sérios a serem resolvidos não só na economia como na política e nas questões sociais e, para atingir condições adequadas de governabilidade, será necessário dar continuidade às apurações da operação Lava Jato e de outras "doa a quem doer".

Respeito à Constituição

FHC observa que chegará o momento em que o Superior Tribunal Federal (STF) terá que opinar a respeito, mas, sempre seguindo o cumprimento da lei.

No encontro, o ex-presidente critica as negociações políticas afirmando que o país vive um presidencialismo de cooptação, sistema favorecido, na visão dele, pelo grande número de agremiações partidárias que, no Congresso Nacional, somam 25, lembra o sociólogo.

Fernando Henrique também rebate as argumentações dos partidos e movimentos sociais em apoio à presidenta Dilma Rousseff, segundo as quais o processo de abertura do impeachment tenha surgido de modo espúrio, a partir de um conluio da oposição ao governo.

"É preciso juntar forças para manter a liberdade, o respeito e não insistir numa coisa que não é verdadeira. Não há golpe nenhum. Ocorreu tudo dentro da lei, segundo o rito da Constituição", afirma.

Perguntado sobre a possibilidade de novas eleições, FHC alerta que isso viria a quebrar os preceitos da Constituição. "Fora da Constituição é sempre perigoso. Já é ruim passar pelo impeachment. Imagine criar mais uma regra que não está na Constituição", completa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade