Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Janela com vidro pode estar com os dias contados

Cientistas suecos criam folha de madeira transparente


postado em 06/04/2016 11:21

Pesquisadores suecos conseguiram criar um material feito de madeira que é quase totalmente transparente, e que pode, no futuro, substituir o vidro(foto: Peter Larsson/KTH.se/Reprodução)
Pesquisadores suecos conseguiram criar um material feito de madeira que é quase totalmente transparente, e que pode, no futuro, substituir o vidro (foto: Peter Larsson/KTH.se/Reprodução)
A arquitetura e a construção civil são áreas que costumam receber inovações constantes, que deixam nossas casas mais confortáveis e, ainda mais importante, ecologicamente corretas. Uma invenção do Instituto Real de Tecnologia KTH, de Estocolmo, na Suécia, promete ser uma solução para o uso de vidro em janelas e tetos. Eles criaram um produto à base de madeira que é quase totalmente transparente.

Publicada no periódico científico American Chemical Society journal, a pesquisa conseguiu deixar a madeira transparente graças a processos químicos que eliminam a lignina da parede celular desse material orgânico. "Quando a lignina é removida, a madeira se torna perfeitamente branca. Mas, como a madeira não é naturalmente transparente, conseguimos esse efeito por meio de cortes nanoscópicos", diz o pesquisador Lars Berglund, professor do KTH, em entrevista ao site do instituto sueco.

Após a "limpeza" das células da madeira, o material é então recoberto com uma camada de polímero transparente, que impregna nos poros que foram clareados quimicamente. Com isso, foi possível criar um material quase 100% transparente, que é reclicável e fácil de ser produzido, já que provém de uma fonte renovável.

"A madeira transparente é ótima para ser usada em células fotovoltáicas, já que é de baixo custo, de uso imediato e de uma fonte renovável. Seu uso é ainda mais interessante quando se precisa cobrir uma grande superfície com as células que produzem energia solar", comenta Lars Berglund. Outra aplicação importante para o material seria a substituição dos vidros que são usados em janelas.

De acordo com os cientistas suecos, a próxima fase da pesquisa se baseia na busca por uma porcentagem maior de transparência e para preparar o material para ser produzido em escala industrial.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade